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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/47300
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Titre: Dos batuques às pick-ups : tradições, comunidades e contingência discursiva dos Racionais MC’s
Auteur(s): Cavalcante, Jordhanna Neris Sampaio
Orientador(es):: Prando, Camila Cardoso de Mello
Assunto:: Rap (música)
Democracia - Brasil
Cultura popular - Brasil
Racismo
Date de publication: 16-jan-2024
Référence bibliographique: CAVALCANTE, Jordhanna Neris Sampaio. Dos batuques às pick-ups: tradições, comunidades e contingência discursiva dos Racionais MC’s. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Résumé: Este trabalho se debruça sobre a produção do grupo de rap paulistano, Racionais MC’s. Defendemos que os suportes estético-políticos presentes em sua obra são tributários das tradições musicais e das comunidades que formam o país e os próprios artistas. Para isso, observamos suas produções a partir de dois lugares, principalmente: o de denúncia do racismo, que anuncia a pobreza e a criminalização como produtos da subalternidade racial insistentes na democracia; e o lugar da morte e do morto. Nesse quadro, argumentamos que os insumos manejados pelos artistas em sua produção discursiva, que os realizaram como fenômeno da cultura popular, estão diretamente ligados às tradições e comunidades que os atravessam, como o candomblé e o movimento de mulheres negras. Desse fato, observamos as contradições, autonomias e escolhas feitas por eles, principalmente nos discursos subalternos referentes às mulheres que, como situamos, fundamentam sua narrativa e, ao mesmo tempo, desestabilizam a radicalidade que os adjetiva.
Abstract: This work focuses on the production of the rap group from São Paulo, Racionais MC's. We argue that the aesthetic-political supports present in his work are tributaries of the musical traditions and communities that form the country and the artists themselves. For this, we observe their productions from two places, mainly: the denunciation of racism, which announces poverty and criminalization as products of racial subalternity insistent in democracy; and the place of death and the dead. In this framework, we argue that the inputs handled by the artists in their discursive production, which made them a phenomenon of popular culture, are directly linked to the traditions and communities that permeate them, such as candomblé and the black women's movement. From this fact, we observe the contradictions, autonomies and choices made by them, mainly in the subaltern discourses referring to the women that, as we situate, base their narrative and, at the same time, destabilize the radicality that characterizes them.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Direito (FD)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Direito
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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