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Titre: O teatro de Oswald Barroso : o popular e a experiência trágica
Auteur(s): Ramalho, Fabíula Martins
Orientador(es):: Gomes, André Luís
Assunto:: Barroso, Oswald, 1947-
Dramaturgia brasileira
Cultura popular - Brasil
Date de publication: 29-jan-2024
Référence bibliographique: RAMALHO, Fabíula Martins. O teatro de Oswald Barroso: o popular e a experiência trágica. 2023. 360 f., il. Tese (Doutorado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Résumé: O teatro do dramaturgo cearense Oswald Barroso foi arquitetado e desenvolvido a partir da experiência com grupos de teatro amador, de vivências reais, e do estudo/pesquisa de elementos da cultura popular nordestina. Ao articular teatro, poesia, elementos da cultura popular nordestina, questões políticas, causas sociais e pessoas/acontecimentos que ficaram à margem da história oficial do Brasil, Barroso estabelece um diálogo entre o teatro moderno/contemporâneo e a tradição para expor os dramas sociais, inserindo o seu teatro em uma arte e uma literatura dramática comprometida. Esta pesquisa procura analisar como a produção dramatúrgica barrosiana, iniciada na década de 1970, em plena ditadura militar brasileira, coloca em evidência uma “estrutura de sentimento” de denúncia política e social e desvelamento das ordens e das desordens oriundos da relação entre sujeitos sociais e o poder autoritário do Estados. Neste sentido, no conjunto de vinte e uma peças, que vão desde 1975 até 2011, focamos em três obras: Auto do Caldeirão (1986), Vaqueiros (1999) e Dormir, talvez sonhar (2003). Nessa construção da tessitura dramatúrgica, Oswald Barroso utiliza elementos da cultura popular nordestina, fatos históricos ou baseados em acontecimentos reais, a fim de evidenciar a intolerância dos poderosos e a opressão realizada pelos mais fortes sobre os mais fracos. Assim, a fim de respaldar tal análise, utilizamos, sobretudo, as ideias do sociólogo e crítico de arte, Raymond Williams, para quem o trágico é condicionado cultural e historicamente e não deixamos de nos apoiar em estudos sobre a cultura popular e teorias teatrais.
Abstract: Ceará-born playwrigth Oswald Barroso’s theatrical Works were deigned and developed from amateur theater performances, real-life experiences, and Brazilian northeastern culture study and reserach. By relating theater, poetry, northeastern culture, politics, social causes, people, and even events cut off from official history, Barroso starts a dialogue between modern/contemporany theater and tradition to expose social issues, inserting his work into engaged drama literature and art. The present research analyzes how Barrosos’s work, set off in the 1970s amid Brazil’s dictatorship regimen, testifies to a “structure of feeling” of social and political reports, unveiling power disputes between social subjects and autocratic power. In a bundle of tewnty-one plays that span from 1975 to 2015, three are studied here: Auto do Caldeirão (1986), Vaqueiros (1999), and Dormir, talvez sonhar (2003). In his theatrical compositions, Oswald Barroso disposes of northeastern cultural elements, historical facts, and derivations to expose intolerance and opression by those in power toward weaker ones. The works of Raymond Williams, sociologist and art critic, support the ideas described in this research to whom tragedy is culturally and historically conditioned, as well as popular culture studies and theatre theories.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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