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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/47813
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Titre: Merenda escolar indígena e os segredos da floresta : o etnoconhecimento do povo Arara mostrando o que tem para comer na mata
Auteur(s): Moura, Leonardo Halszuk Luiz de
Orientador(es):: Diniz, Janaína Deane de Abreu Sá
Assunto:: Povos indígenas
Hábitos alimentares
Política pública
Alimentação escolar
Date de publication: 20-fév-2024
Référence bibliographique: MOURA, Leonardo Halszuk Luiz de. Merenda escolar indígena e os segredos da floresta: o etnoconhecimento do povo Arara mostrando o que tem para comer na mata. 2023. 180 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Résumé: Os Arara, autodenominados Ugorog’mó, são um grupo indígena de língua Karib que habita na bacia do Rio Iriri, na região Centro Leste do Estado do Pará. Antes do contato com a sociedade envolvente, que aconteceu durante a década de 1980, viviam de forma seminômade, caçando e coletando. Após o contato, os grupos Arara foram aldeados e a agricultura, fomentada pela Funai como técnica de sedentarização, passou a ser uma de suas principais atividades de subsistência. Desde o contato com a sociedade não-indígena, os Arara estão transformando seus hábitos alimentares, substituindo progressivamente a alimentação tradicional por alimentos da cidade. Este processo, que tem causado um impacto negativo na saúde Arara e também erosão do conhecimento tradicional sobre os alimentos consumidos antes do contato, se intensificou a partir de 2012 com a implementação do programa de compensação aos indígenas pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A presente dissertação analisa o entendimento dos Arara sobre o termo saudável e o impacto disso na sua alimentação, por meio de uma pesquisa-ação que envolveu jovens e anciãos das aldeias como co-pesquisadores, realiza o levantamento de conhecimento sobre espécies alimentícias consumidas pelo povo antes do contato e elabora uma proposta para inclusão desta grande variedade de alimentos na alimentação das escolas da TI Arara.
Abstract: The Arara people, self-named Ugoro'gmó, are a Karib-speaking indigenous group that lives in the Iriri river basin in the central eastern region of the state of Pará. Before contact with the surrounding society in the 1980s, they lived semi-nomadically, hunting and gathering. After contact, the Arara groups were resettled and since then agriculture, promoted by Funai as a sedentary technique, became one of their main subsistence activities. Since contact with non-indigenous society, the Arara have been transforming their eating habits, progressively replacing traditional food with city food. This process, which has caused a negative impact on Arara health and also the erosion of traditional knowledge about the foods consumed before contact, has intensified since 2012 with the implementation of the compensation program for indigenous people for the construction of the Belo Monte hydroelectric plant. The present dissertation analyzes the Arara's understanding of the term healthy and the impact of this on their diet. Through an action research, which involved young people and elders of the villages as co-researchers, it carries out a survey of knowledge about food species consumed by the people before contact, and elaborates a proposal for the inclusion of this great variety of foods in the diet of the schools of the TI Arara.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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