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CesarAugustoDeOliveiraFerreira_DISSERT.pdf3,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSilva, Maria do Carmo Couto dapt_BR
dc.contributor.authorFerreira, César Augusto de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-22T20:05:30Z-
dc.date.available2024-02-22T20:05:30Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.date.submitted2023-02-10-
dc.identifier.citationFERREIRA, César Augusto de Oliveira. Através da câmera: a disciplina arte na escola pública em tempos de ensino remoto emergencial e algumas proposições. 2023. 52 f. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47848-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo a descrição e análise de atividades didáticas executadas no contexto da pandemia mundial de COVID-19 na disciplina Arte em uma escola pública da periferia de Valparaíso de Goiás no ano letivo de 2021 com alunos dos dois anos finais do Ensino Fundamental, assim como apresentar uma proposta pedagógica para o ensino de artes utilizando a fotografia nos últimos anos do Ensino Fundamental. Os alunos foram recebidos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) contendo salas temáticas, com a primeira ação desenvolvida pelo professor sendo a personalização da página da sala de aula, seguido da utilização dos fóruns para reunir as participações escritas e produções estéticas, utilizando vídeos autorais curtos que poderiam ser acessados de forma assíncrona. O segundo bimestre passou para a modalidade síncrona de aulas utilizando a plataforma Spatial.chat, onde desenvolveu-se o trabalho com fotografia. No entanto, a baixíssima quantidade de alunos presentes e a necessidade de engajar os alunos que não podiam estar nas aulas levou de volta ao formato assíncrono no terceiro bimestre com vídeos do professor de até 15 minutos e que geraram maior participação nos fóruns. Uma vez que a escola cria uma delicada rede de relações que vai entrelaçando, todos os dias, as rotinas, os humores e as histórias e realidades de toda a comunidade escolar, pôdese perceber a fotografia como ferramenta para desenvolvimento do olhar artístico, a fruição de arte, a expressão e a criação artística, com os participantes sendo provocados a reflexões e novos olhares a partir das fotografias apresentadas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAtravés da câmera : a disciplina arte na escola pública em tempos de ensino remoto emergencial e algumas proposiçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordFotografiapt_BR
dc.subject.keywordPrática de ensinopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This article aims to describe and analyze the didactic activities performed in the context of the global pandemic of COVID-19 in the Art subject in a public school in the periphery of Valparaíso de Goiás in the school year of 2021, with students from the last two years of elementary school, as well as to present a pedagogical proposal for teaching art using photography in the last years of the elementary school. The students were received in a Virtual Learning Environment (VLE) containing thematic rooms, with the first action developed by the teacher being the customization of the classroom page, followed by using forums to gather written participations and aesthetic productions, using short authorial videos that could be accessed asynchronously. The second bimester moved to the synchronous format of classes using the Spatial.chat platform, where the work with photography was developed. However, the very low number of students present and the need to engage students who could not be in class led back to the asynchronous format in the third bimester with teacher videos of up to 15 minutes, which generated more participation in the forums. Once the school creates a delicate network of relationships that every day interweaves the routines, the moods, and the stories and realities of the entire school community, it was possible to perceive photography as a tool for the development of the artistic eye, the enjoyment of art, artistic expression and creation, with the participants being provoked to reflect and develop new perspectives based on the photographs they presented.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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