http://repositorio.unb.br/handle/10482/47848
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
CesarAugustoDeOliveiraFerreira_DISSERT.pdf | 3,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Através da câmera : a disciplina arte na escola pública em tempos de ensino remoto emergencial e algumas proposições |
Autor : | Ferreira, César Augusto de Oliveira |
Orientador(es):: | Silva, Maria do Carmo Couto da |
Assunto:: | Ensino remoto emergencial Arte - estudo e ensino Fotografia Prática de ensino |
Fecha de publicación : | 22-feb-2024 |
Data de defesa:: | 10-feb-2023 |
Citación : | FERREIRA, César Augusto de Oliveira. Através da câmera: a disciplina arte na escola pública em tempos de ensino remoto emergencial e algumas proposições. 2023. 52 f. (Mestrado Profissional em Arte) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumen : | Este artigo tem como objetivo a descrição e análise de atividades didáticas executadas no contexto da pandemia mundial de COVID-19 na disciplina Arte em uma escola pública da periferia de Valparaíso de Goiás no ano letivo de 2021 com alunos dos dois anos finais do Ensino Fundamental, assim como apresentar uma proposta pedagógica para o ensino de artes utilizando a fotografia nos últimos anos do Ensino Fundamental. Os alunos foram recebidos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) contendo salas temáticas, com a primeira ação desenvolvida pelo professor sendo a personalização da página da sala de aula, seguido da utilização dos fóruns para reunir as participações escritas e produções estéticas, utilizando vídeos autorais curtos que poderiam ser acessados de forma assíncrona. O segundo bimestre passou para a modalidade síncrona de aulas utilizando a plataforma Spatial.chat, onde desenvolveu-se o trabalho com fotografia. No entanto, a baixíssima quantidade de alunos presentes e a necessidade de engajar os alunos que não podiam estar nas aulas levou de volta ao formato assíncrono no terceiro bimestre com vídeos do professor de até 15 minutos e que geraram maior participação nos fóruns. Uma vez que a escola cria uma delicada rede de relações que vai entrelaçando, todos os dias, as rotinas, os humores e as histórias e realidades de toda a comunidade escolar, pôdese perceber a fotografia como ferramenta para desenvolvimento do olhar artístico, a fruição de arte, a expressão e a criação artística, com os participantes sendo provocados a reflexões e novos olhares a partir das fotografias apresentadas. |
Abstract: | This article aims to describe and analyze the didactic activities performed in the context of the global pandemic of COVID-19 in the Art subject in a public school in the periphery of Valparaíso de Goiás in the school year of 2021, with students from the last two years of elementary school, as well as to present a pedagogical proposal for teaching art using photography in the last years of the elementary school. The students were received in a Virtual Learning Environment (VLE) containing thematic rooms, with the first action developed by the teacher being the customization of the classroom page, followed by using forums to gather written participations and aesthetic productions, using short authorial videos that could be accessed asynchronously. The second bimester moved to the synchronous format of classes using the Spatial.chat platform, where the work with photography was developed. However, the very low number of students present and the need to engage students who could not be in class led back to the asynchronous format in the third bimester with teacher videos of up to 15 minutes, which generated more participation in the forums. Once the school creates a delicate network of relationships that every day interweaves the routines, the moods, and the stories and realities of the entire school community, it was possible to perceive photography as a tool for the development of the artistic eye, the enjoyment of art, artistic expression and creation, with the participants being provoked to reflect and develop new perspectives based on the photographs they presented. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) |
Descripción : | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Mestrado Profissional em Artes, Brasília, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.