http://repositorio.unb.br/handle/10482/47965
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Titre: | Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : rupturas e permanencias na prática docente |
Auteur(s): | Vasconcelos, Maria Djanira Vieira |
Orientador(es):: | Mendes, Solange Alves de Oliveira |
Assunto:: | Educação Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) Alfabetização Letramento Prática docente |
Date de publication: | 29-fév-2024 |
Data de defesa:: | 23-fév-2021 |
Référence bibliographique: | VASCONCELOS, Maria Djanira Vieira. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: rupturas e permanencias na prática docente. 2021. 243 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Résumé: | Esse estudo analisou impicações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na prática de ensino de língua portuguesa em três turmas do bloco Piás de alfabetação de una escola púbica da Secretaria de Estado de EU-mação do Distrito Federal. Teoricamente, está ancorado em autores, tias cano: Soares (2017; 2009); Morais (2012); na defesa da perspectiva de alfabetizar babando; Mutilai (2012; 2000) métodos de alfabetização; Ferreiro e Teberosk (1985) sistema de escrita alfabética ; Manados (2009); Lúdico (2001); PNE (2001); Distrito Federal (2012); Perrenoud (1993) no concemente à discussão de ciclos; Certeau (1994) teoria da fabricação do cotidiano; Chevallard (1991) teoria da transposição didática; Charlie: (2007) saberes mobilizados na ação; no campo da formação docente, entre outros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo etnográfico, conbrme sinaliza André (19%). Como tácticas de investigação, foram adotadas entrevistas serniestruturadas, reatadas no início e Mn do ano de 2019; e observações participardes em três tomas do bloco inicial de alfabetização (12 por grupo-dasse). No primeiro semestre de 2019, foram realizadas: 5/5/3 observações, considerando 1°, 2° e 3°, respectivamente. No segundo, procedeu-se com a conclusão, alcançando 12 observações por turma. Quando aos encaminhamentos pedagógicos, prevaleceu o trabalho com o grande grupo, ocorrendo, de forma pontual, outros ananjos como a organização de duplas. Em relação aos eixos de ensino de língua portuguesa e sua progressão, destacou-se, no caso da leitura textual, a prevalência dessa prática sendo realizada pela professora para a toma, no caso do 1° aio, conferindo menos autonomia ao estudante dessa etapa. Por outro lado, a presença de leitoa coletva sem mediação da docente, bem como reatada individualmente para o grupo-lasse, foi evidente no 3° ano. No eixo da compreensão, não houve cbscrepindas entre os anos-ciclo, predominando a dimensão oral em comparação com a escrita e, quanto ao tipo de questão proposta, merece realce àquelas de opinião, quando se confronta com localização explícita de informação, bem como com perguntas inferenciás. Com menor presença, situou-se a produção textual. Nesse campo específico, sobressaiu-se a toma de 3° ano. Como esperado, no concernente ao sistema de escrita alfabética, as atividades estiveram centradas, sobretudo, nas turmas de 1° e 2° aios, conforme preconizado pelo PNAIC. No eixo da ortografa, merece destaque as regularidades contextuais (presentes em lodos os anos), em seguida, as irregularidades e as regras morfológico-gramaticais e, por im, as regulaidades diretas. Concluindo, em relação â gramática, como esperado, não houve investimenb expressivo na turma de 1° aio. Já quanto aos 2° e 3° anos, dedicação ás classes de palavras, paragratação, pontuação. De modo geral, o estudo demonstrou um alinhamento entre as práticas acomparbadas e a proposição do PNAJC, Inclusive no quesito da progressão das atividades. |
Abstract: | This work analyzed the appliances of Nations Pad fa Literacy at Right Age (NPLRA) by teaching Portuguese in three class in the begining of iteracy in a public school from Distrito Federal Education Secretariat Theoricaty, its based on three adors, such as: Soares (2017; 2009); Moras (2012); In defense of literacy and teaching; Modatti (2012; 2000) literacy methods; Ferraro and Teberosk (1985) alphabetical writing system; Mainardes (2009); Liidke (2001); PNE (2001); Distrito Federal (2012); Perrenoud (1993) regarding the discussion of cycles; Gateau (1994) theory of everyday manufacturing; Chevallard (1991) didactic transposition theory; Chattier (2007) knowledge moblized in action; in the field of teacher training, among others. It Is a qualitative research, of an ethnographic type, as indcated by Andre (1995). As investigation techniques, semi-structured interviews were adopted, conducted at the beginning and in the end of 2019; and observations in three Basses of Me initial iteracy block (12 per class-group). In the first semester of 2019, 5/5/3 observations were made, considering 1st 2nd and 3rd, respectively. In the second, the condusion was reached, reaching 12 observations per class. As for the pedagogical referrals, the work with the large group was kept, ocicurring, punctually, other arrangements such as The organization of pars. In relation to the axes of teaching Portuguese and its progression, In the case of textual coating, the prevalence of this practice being carded cut by the teacher, the 1st grade stood out, giving less autonomy to the student of Ns stage. On the other hand, the presence of colectve reading without mediation by the leacher, as well as pedormed individually fa the class group, was evident Si the 3rd grade. Aboute the understanding, there were no discrepancies between The cycle-yeas, with the oral dimension predominating as aganst the written one, and, regarding the type of question proposed, it deserves to be highlighted to those of opinion, when faced with explicit location of information, as wet as with inferential questors. With less presence, the textual producton was situated. In that specific lad, the 3rd grade class stood out. As expected, with regard to the alphabetical writing system, activities were centered, above al, in the 1st and 2nd year classes, as recommended by The NPLRA. About spelling, contextual regtlarities (present in an grades) deserve to be highlighted, foliowed by irregtiarites and morphologicakgrammatical rules and, finally, direct reguladtes. Rielly, in relation to grammar, as expected, There was no significant nvestment in the first-grade class, As for the 2nd and 3rd grades, dedication to word asses, paragraphing, punctuation. In general, the study demonstrated an aignmant bbotwaon the practices folowad and the PNAIC proposal, including in torms of the progression of actus. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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