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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/48595
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Titre: Analysis of pad compliance under fretting fatigue
Autre(s) titre(s): Análise da deformação da sapata sob fadiga por fretting
Auteur(s): Resende, Danilo Rangel de Sousa
Orientador(es):: Araújo, José Alexander
Assunto:: Indústria aeroespacial
Deformações (Mecânica)
Fadiga (Mecânica)
Date de publication: 8-jui-2024
Référence bibliographique: RESENDE, Danilo Rangel de Sousa. Analysis of pad compliance under fretting fatigue. 2024. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Mecânicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Résumé: A fadiga por fretting é um problema de contato de grande importância para a indústria aeroespacial. Ao longo dos anos, uma série de campanhas experimentais foram realizadas, no entanto, poucas delas se preocuparam com a deformação da sapata e como ela poderia impactar as estimativas de vida. Uma das razões para não se dedicarem muito ao efeito de deformação é que as conhecidas soluções analíticas de Cattaneo-Mindlin e subsequentes para o contato entre dois cilindros não consideram a deformação lateral de nenhum dos cilindros. Neste estudo, a deformação da sapata foi colocada em foco, estimando sistematicamente as vidas totais em fadiga por fretting para diferentes tamanhos de balanço da sapata, ou seja, a distância entre a superfície de contato e o aparato de suporte da sapata. A variação do balanço da sapata foi realizada em testes experimentais com liga de Al 7075-T651. As estimativas foram feitas usando análise de elementos finitos e teoria das distâncias críticas. Elas representaram bem a tendência de que, com o aumento da deformação da sapata, a vida útil de componentes sob fadiga por fretting diminui. As estimativas com a solução analítica indeformável podem superestimar as vidas úteis em até 37%. A metodologia proposta mostrou erros médios menores que 18%.
Abstract: Fretting fatigue is a contact problem of great importance to the aerospace industry. Along the years, a series of experimental campaigns have been carried out, however, not many of them carried about the deformation from the pad and how it could impact the life estimates. One of the reasons for not much effort being put into the deformation effect is that the well known Cattaneo-Mindlin and subsequent analytical solutions for the contact between two cylinders do not account for lateral deformation of any cylinder. In this study, the pad deformation variation was put into focus by systematically estimating the fretting fatigue lives for different pad overhangs, i.e. the distance between the contact surface and the apparatus that holds the pad. The same variation of pad overhang was carried in experimental tests with Al 7075-T651 alloy. The estimates were taken using finite element analysis and theory of critical distances. They represented well the trend that with the increase of the pad deformation the fretting fatigue life decreases. Estimates with the undeformable analytical solution can significantly over-estimate the lives up to 37%. The proposed methodology for estimating life have shown average errors of less than 18%.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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