Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Porto, Juliana Barreiros | - |
dc.contributor.author | José, Adelino Bernardo Barros | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-15T16:25:04Z | - |
dc.date.available | 2024-07-15T16:25:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-15 | - |
dc.date.submitted | 2024-05-28 | - |
dc.identifier.citation | JOSÉ, Adelino Bernardo Barros. Comportamento antiético de vendas e liderança: o papel mediador do suporte organizacional. 2024. 137 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48857 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O comportamento ético refere-se às normas amplamente aceitas pela sociedade e ao estudo das
decisões e dos comportamentos éticos que ocorrem no contexto organizacional, especialmente de
trabalho. O comportamento Antiético de vendas é a quebra dessas normas sociais na interação
entre vendedor e consumidor. O objetivo geral do estudo é analisar a influência da liderança ética
sobre o comportamento antiético de vendas, por meio da mediação do suporte organizacional. Três
estudos foram conduzidos para o alcance dos objetivos traçados. O primeiro teve o objetivo de
descrever o conceito sobre comportamento ético de vendas, na perspectiva de clientes e
vendedores em Nampula, ao norte de Moçambique. Entrevistas semiestruturadas foram conduzidas
com 31 participantes. Análise de conteúdo por categorização indicou a presença de 9 categorias que
replicam em parte as dimensões já identificadas na literatura, mas novos comportamentos foram
destacados. O segundo estudo teve o objetivo de buscar evidências de validade para a Escala de
Comportamentos Antiéticos de Vendas. Consumidores de bens tangíveis responderam o
questionário e os dados foram submetidos à análise fatorial exploratória e por fim à uma análise
fatorial confirmatória. Os resultados apresentaram bons indicadores de adequação do modelo e
concluiu-se pela sua adequação para uso em pesquisas. O terceiro estudo buscou testar o modelo de
mediação da variável suporte organizacional, na relação entre liderança ética e comportamento
antiético de vendas. A amostra foi composta por 173 vendedores e 598 consumidores que
responderam aos questionários. Os resultados das análises revelaram uma mediação parcial do
suporte organizacional na relação entre liderança ética e comportamento antiético de vendas, ou
seja, o efeito indireto de suporte organizacional como mediadora entre liderança ética e
comportamento antiético de vendas (b= -0,065; p < 0,05), de modo que, quanto mais ético o líder
for, maior comportamento ético é apresentado pelos vendedores, sendo essa relação mais forte
quando há percepção de suporte organizacional. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Comportamento antiético de vendas e liderança : o papel mediador do suporte organizacional | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vendas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Liderança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Suporte organizacional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Ethical behavior refers to norms widely accepted by society and the study of ethical decisions and
behaviors that occur in the organizational context, especially work. Unethical sales behavior is the
breach of these social norms in the interaction between seller and consumer. The general objective
of the study is to analyze the influence of ethical leadership on unethical sales behavior, through the
mediation of organizational support. Three studies were conducted to achieve the objectives set.
The first aimed to describe the concept of ethical sales behavior, from the perspective of customers
and sellers in Nampula, north of Mozambique. Semi-structured interviews were conducted with 31
participants. Content analysis by categorization indicated the presence of 9 categories that partly
replicate the dimensions already identified in the literature, but new behaviors were highlighted.
The second study aimed to seek evidence of validity for the Unethical Sales Behavior Scale.
Consumers of tangible goods answered the questionnaire and the data were subjected to
exploratory factor analysis, finally a confirmatory analysis. The results showed good indicators of the
model's suitability and concluded that it was suitable for use in research. The third study sought to
test the mediation model of the organizational support variable in the relationship between ethical
leadership and unethical sales behavior. The sample comprised 173 sellers and 598 consumers
completed the questionnaires. The results revealed a partial mediation of organizational support in
the relationship between ethical leadership and unethical sales behavior, that is, the indirect effect
of organizational support as a mediator between ethical leadership and unethical sales behavior (b=
-0.065; p < 0.05), so that the more ethical the leader is, the greater ethical behavior is presented by
the sales team, this relationship being stronger when there is a perception of organizational support. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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