Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Marinho-Araujo, Claisy Maria | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Thiago Lacerda | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-16T18:42:46Z | - |
dc.date.available | 2024-07-16T18:42:46Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-30 | - |
dc.identifier.citation | GUIMARÃES, Thiago Lacerda. Pesquisa-intervenção em psicologia escolar: mediação estética na formação continuada e ressignificação identitária. 2023. 244 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48916 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A atuação do psicólogo escolar no contexto brasileiro é marcada por lacunas nos cursos de
graduação que, frequentemente, não privilegiam disciplinas, ênfases ou estágios específicos
na área. Na busca por superar essa realidade vem sendo defendida a formação continuada
para o desenvolvimento de competências técnicas e transversais que potencializem a prática
profissional crítica, conscientizadora, emancipatória e com foco em ações institucionais e
coletivas, como apontam pesquisas e literatura contemporâneas. Considera-se que, em
experiências formativas com esses objetivos, há a possibilidade de conscientização e da
ressignificação identitária dos participantes pelas vivências e afetos que circulam durante
esses processos. Este estudo apresentou uma pesquisa-intervenção que oportunizou formação
continuada na perspectiva da Psicologia histórico-cultural para ressignificação da identidade
e da atuação institucional de psicólogas escolares da Secretaria de Estado de Educação do
Distrito Federal (SEEDF). As sete participantes integravam as Equipes Especializadas de
Apoio à Aprendizagem (EEAA) da SEEDF na cidade de Sobradinho/DF. As percepções
identitárias e a atuação das psicólogas foram transformadas durante o processo formativo, por
meio de encontros que utilizaram diversos instrumentos e procedimentos construídos coletiva
e processualmente. Como inovações metodológicas na pesquisa-intervenção, destacaram-se:
elaboração de vídeos mobilizadores autorais; criação de Encontros de Desenvolvimento
Coletivo (EDC); construção de um banco de mediações estéticas favorecedoras de
ressignificações identitárias; autoria de materialidades estéticas pelas participantes;
participação ativa do pesquisador como sujeito da pesquisa. As análises das interlocuções e
reflexões ocorridas durante os encontros de formação revelaram seis zonas de sentidos que
indicaram, como resultados transversais, a ressignificação identitária e a conscientização de
mudanças nas práticas profissionais coadunadas à perspectiva de atuação crítica,
institucional, coletiva e fundamentada pela Psicologia histórico-cultural. As conclusões destacaram a metodologia e a produção de conhecimento inovadoras para utilização na
prática profissional e na ampliação de pesquisas sobre formação continuada em Psicologia
Escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Pesquisa-intervenção em psicologia escolar : mediação estética na formação continuada e ressignificação identitária | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sobradinho (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicólogo - prática profissional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The practice of the school psychologist in the Brazilian context is marked by gaps in
undergraduate courses that often do not focus on disciplines, emphases or specific skills in
the area. In the quest to overcome this reality, continuing education has been advocated for
the development of technical and transversal competences that enhance critical, awarenessraising, emancipatory professional practice, focusing on institutional and collective actions,
such as contemporary research and literature. It is considered that, in formative experiences
with these objectives, there is the possibility of raising awareness and redefining the identity
of the participants through the experiences and affections that circulate during these
processes. This study presented an intervention-research that provided opportunities for
continuing education from the perspective of historical-cultural Psychology to redefine the
identity and institutional role of school psychologists from the Secretaria de Estado de
Educação do Distrito Federal (SEEDF). The seven participants were part of SEEDF's Equipe
Especializada de Apoio à Aprendizagem (EEAA) in the city of Sobradinho/DF. The identities
perception and the work of the psychologists were transformed during the developmente
process, through meetings that used various instruments and procedures. As methodological
innovations in intervention-research, the following stood out: elaboration of authorial
mobilizing videos; creation of Collective Development Meetings (EDC); construction of a
bank of aesthetic mediations that favor identity reframing; authorship of aesthetic
materialities by the participants; active participation of the researcher as a research subject.
The analysis of the interlocutions and reflections that took place during the training meetings
revealed six zones of meanings that indicated, as transversal results, the redefinition of
identity and the awareness of changes in professional practices in line with the perspective of
critical, institutional, collective action and based on historical Psychology-cultural. The
conclusions highlighted the innovative methodology and production of knowledge for use in professional practice and in the expansion of research on continuing education in School
Psychology. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|