Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48937
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_IsaiasDeOliveiraFilho_DISSERT.pdf2,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Portfólio de apoio à gestão do conhecimento institucional : arquitetura da informação baseada em interoperabilidade e segurança de dados
Autor(es): Oliveira Filho, Isaías de
Orientador(es): Duque, Cláudio Gottschalg
Assunto: Arquitetura da informação
Gestão do conhecimento
Interoperabilidade
Produção científica
Plataformas digitais
Data de publicação: 17-Jul-2024
Referência: OLIVEIRA FILHO, Isaías de. Portfólio de apoio à gestão do conhecimento institucional: arquitetura da informação baseada em interoperabilidade e segurança de dados. 2023. 115 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A necessidade por conhecer tem sido uma constante na sociedade desde remotas eras. Sua intensidade tem aumentado de forma inversamente proporcional aos espaços de tempo em que são observadas as evidências de disponibilidade de informação para a construção do conhecimento. Houve um tempo em que era privilégio de poucos acessar conteúdos capazes de gerar um constructo de conhecimento. Atualmente, dada a evolução da sociedade que rompeu barreiras e permitiu uma universalização do acesso à nichos de informação, científica ou não, a construção do conhecimento tem se mostrado mais dinâmica e facilitada por diversos meios e ferramentas que fizeram da informação um recurso estratégico capaz de ser disponibilizado de forma instantânea e sem fronteira física. O presente trabalho aborda a utilização de plataformas digitais para difusão de produção científica, de periódicos, de documentos arquivísticos e de acervo imagético histórico e cultural de forma ampla, contribuindo com a construção do conhecimento. Aborda a Gestão da Informação como meio de dinamização dos ativos intelectuais das instituições na atualidade, representando seus valores para a sociedade. Nesse contexto, é apresentada uma instituição pública que emprega uma reunião de sistemas digitais para gestão da informação como recorte para evidenciar a Arquitetura da Informação como fator de grande importância para viabilizar o compartilhamento de objetos informacionais, garantindo a integralidade e autenticidade de seus conteúdos, a partir do emprego de tecnologia de registro distribuído. São empregados os conceitos de Movimento de Acesso Aberto, abrangendo as vias que caracterizam a forma de disponibilização de conteúdo (Verde e Dourada), de Arquitetura da Informação, de Gestão da Informação e de Blockchain como Tecnologia de Registros Distribuídos. É esta democratização da informação que se busca apontar como necessária para que se caracterize a sinergia informacional na construção do conhecimento. A utilização de softwares de código aberto para delimitar a experiência de uma gestão informacional compartilhada atesta uma comunicação de maior alcance na sociedade por proporcionar meios mais acessíveis para os públicos produtores e consumidores de informação. O modelo conceitual proposto nesta pesquisa aponta para a possibilidade de emprego de uma tecnologia de sistemas de registro distribuído como forma de garantir a integridade do fluxo documental e emerge como uma solução para a autenticidade dos conteúdos de repositórios a serem disponibilizados para a sociedade. A democratização da informação surge como uma proposta de sinergia informacional capaz de transcender os limites de instituições conservadoras e de viabilizar a construção de conhecimento mais amplo.
Abstract: The need to know has been a constant in society since ancient times. Its intensity has increased inversely proportional to the spaces of time in which evidence of availability of information for the construction of knowledge is noticed. There was a time when it was the privilege of few to access content capable of generating a knowledge construct. Nowadays, given the evolution of society that broke barriers and allowed universal access to information niches, scientific or not, the construction of knowledge has proven to be more dynamic and facilitated by various means and tools that have made information a strategic resource. able to be made available instantly and without physical boundaries. The present work addresses the use of digital platforms for the dissemination of scientific production, periodicals, archival documents and historical and cultural imagery in a broad way, contributing to the construction of knowledge. Addresses Information Management as a means of boosting the intellectual assets of institutions today, representing their values to society. In this context, a public institution is presented that employs a collection of digital systems for information management as a cutout to highlight Information Architecture as a factor of great importance to enable the sharing of informational objects, guaranteeing the completeness and authenticity of its contents, based on the use of Distributed Ledger Technology. The concepts of the Open Access Movement are used, covering the ways that characterize the form of content availability (Green and Gold), Information Architecture, Information Management and Blockchain as Distributed Ledger Technology. It’s this democratization of information that we seek to point out as necessary for characterizing informational synergy in the construction of knowledge. The use of open source software to delimit the experience of a shared informational management attests to a wider range of communication in society by providing more accessible means for public producers and consumers of information. The conceptual model proposed in this research points to the possibility of using a Distributed Ledger Technology systems as a way to guarantee the integrity of the document flow and emerges as a solution for the authenticity of the contents of repositories to be made available to society. The democratization of information emerges as a proposal for informational synergy capable of transcending the limits of conservative institutions and enabling the construction of broader knowledge.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.