Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Gustavo de Castro da | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Adelaide Cristina Nascimento de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T14:14:55Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T14:14:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-30 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Adelaide Cristina Nascimento de. A comunicação entre economia e cultura: mecenato contemporâneo no Centro Cultural Banco do Brasil e no Itaú cultural. 2022. 233 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48950 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo indica que a criação da Lei Sarney (Lei 7.505/1986), a primeira a permitir
ao investidor abater do Imposto de Renda patrocínios e doações realizadas a projetos
culturais, foi crucial para que pelo menos dois importantes players do mercado financeiro,
Banco do Brasil e Itaú Unibanco, começassem a enxergar o investimento em arte e cultura
como um bom negócio. Datam de anos imediatamente posteriores a este marco legislativo a
inauguração tanto do Instituto Itaú Cultural (IC), em 1987, quanto do Centro Cultural Banco
do Brasil (CCBB), em 1989. A constituição, o desenvolvimento e a manutenção desses
espaços culturais rompem com o mito de que empresas de capital financeiro investem com o
intuito único de valorização da marca. As evidências apontam para uma autoproteção pois,
longe de ser uma idiossincrasia nacional, trata-se de uma prática tradicional mundial, que
acompanha a sociedade ao longo de séculos.
Com dados empíricos, gráficos, argumentos, e a combinação de métodos quantitativos
e qualitativos para a análise exploratória, propõe-se um mergulho no universo do patrocínio e
do apoio ao CCBB e ao IC enquanto espaços de distribuição de arte e cultura. Nessa
perspectiva, pergunta sobre a existência de uma cultura de patrocínio no Brasil, que molda
projetos para atender a interesses e públicos determinados por investidores, cujos editais
definem previamente as linhas de ação.
Um panorama da política cultural brasileira é traçado, pois foi por ação do Estado que
se criaram as bases para uma parceria entre o poder público e o setor privado para dinamizar a
produção cultural. Para a definição do corpus, foram coletados dados disponíveis em
plataformas da internet, em sites hospedados no Ministério da Cultura (atual Ministério do
Turismo) e utilizados filtros para encontrar resultados referentes às instituições pesquisadas.
A pesquisa ainda dialoga com outras áreas do conhecimento, por meio da busca de
elementos capazes de explicar o papel funcional na estrutura econômica e financeira da
cultura. Desse modo, aponta condicionantes estruturais correspondentes para a constituição e
o desenvolvimento da promoção de ações artístico-culturais. A história dos espaços integra os
estudos não como um desfile de acontecimentos e datas, mas como fatos ainda vivos, que não
se esgotam ao primeiro olhar. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A comunicação entre economia e cultura : mecenato contemporâneo no Centro Cultural Banco do Brasil e no Itaú cultural | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação e cultura - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Itaú Cultural | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study indicates that the creation of the Sarney Law (Law 7,505/1986), the first to
allow investors to deduct from Income Tax sponsorships and donations made to cultural
projects, was crucial for at least two important players in the financial market, Banco do
Brasil and Itaú Unibanco, began to see investment in art and culture as good business. The
inauguration of both the Instituto Itaú Cultural (IC) in 1987 and the Centro Cultural Banco do
Brasil (CCBB) in 1989 dates from the years immediately following this legislative
framework. The constitution, development and maintenance of these cultural spaces break
with the myth that financial capital companies invest with the sole purpose of valuing the
brand. Evidence points to self-protection because, far from being a national idiosyncrasy, it is
a traditional world practice that has accompanied society for centuries.
With empirical data, graphs, arguments, and the combination of quantitative and
qualitative methods for exploratory analysis, it is proposed to delve into the universe of
sponsorship and support for CCBB and IC as spaces for the distribution of art and culture. In
this perspective, it asks about the existence of a sponsorship culture in Brazil, which shapes
projects to meet the interests and audiences determined by investors, whose public notices
previously define the lines of action.
An overview of Brazilian cultural policy is outlined, as it was through the action of the
State that the foundations were created for a partnership between the public power and the
private sector to boost cultural production. To define the corpus, data available on internet
platforms, on websites hosted by the Ministry of Culture (current Ministry of Tourism) were
collected and filters were used to find results referring to the institutions surveyed.
This research dialogues with other areas of knowledge, through the search for
elements capable of explaining the functional role in the economic and financial structure of
culture. In this way, it points out corresponding structural conditions for the constitution and
development of the promotion of artistic-cultural actions. The history of spaces integrates the
studies not as a parade of events and dates, but as facts that are still alive, which are not
exhausted at first glance. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este estudio indica que la creación de la Ley Sarney (Ley 7.505/1986), la primera que
permitió a los inversionistas deducir del Impuesto sobre la Renta los patrocinios y las
donaciones realizadas a proyectos culturales, fue crucial para al menos dos importantes
actores del mercado financiero, Banco do Brasil e Itaú Unibanco, comenzaron a ver la
inversión en arte y cultura como un buen negocio. De los años inmediatamente posteriores a
este marco legislativo datan la inauguración tanto del Instituto Itaú Cultural (IC) en 1987
como del Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) en 1989. La constitución, desarrollo y
mantenimiento de estos espacios culturales rompen con el mito de que las empresas de capital
financiero invierten con el único fin de valorar la marca. La evidencia apunta a la
autoprotección porque, lejos de ser una idiosincrasia nacional, es una práctica tradicional
mundial que acompaña a la sociedad desde hace siglos.
Con datos empíricos, gráficos, argumentos, y la combinación de métodos cuantitativos
y cualitativos para el análisis exploratorio, se propone adentrarse en el universo del patrocinio
y apoyo al CCBB y al IC como espacios de difusión del arte y la cultura. En esa perspectiva,
se pregunta por la existencia de una cultura de patrocinio en Brasil, que moldea proyectos
para atender a los intereses y públicos determinados por los inversores, cuyos avisos públicos
definen previamente las líneas de acción.
Se esboza un panorama de la política cultural brasileña, ya que fue a través de la
acción del Estado que se crearon las bases para una alianza entre el poder público y el sector
privado para impulsar la producción cultural. Para definir el corpus, se recolectaron datos
disponibles en plataformas de internet, en sitios web alojados por el Ministerio de Cultura
(actual Ministerio de Turismo) y se utilizaron filtros para encontrar resultados referentes a las
instituciones encuestadas.
Esta investigación dialoga con otras áreas del conocimiento, a través de la búsqueda de
elementos capaces de explicar el papel funcional en la estructura económica y financiera de la
cultura. De esta manera, señala condiciones estructurales correspondientes para la
constitución y desarrollo de la promoción de acciones artístico-culturales. La historia de los
espacios integra los estudios no como un desfile de hechos y fechas, sino como hechos que
siguen vivos, que no se agotan a primera vista. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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