http://repositorio.unb.br/handle/10482/48950
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AdelaideCristinaNascimentoDeOliveira_TESE.pdf | 8,77 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | A comunicação entre economia e cultura : mecenato contemporâneo no Centro Cultural Banco do Brasil e no Itaú cultural |
Auteur(s): | Oliveira, Adelaide Cristina Nascimento de |
Orientador(es):: | Silva, Gustavo de Castro da |
Assunto:: | Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Política cultural Comunicação e cultura - Brasil Itaú Cultural |
Date de publication: | 17-jui-2024 |
Data de defesa:: | 30-aoû-2022 |
Référence bibliographique: | OLIVEIRA, Adelaide Cristina Nascimento de. A comunicação entre economia e cultura: mecenato contemporâneo no Centro Cultural Banco do Brasil e no Itaú cultural. 2022. 233 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Résumé: | Este estudo indica que a criação da Lei Sarney (Lei 7.505/1986), a primeira a permitir ao investidor abater do Imposto de Renda patrocínios e doações realizadas a projetos culturais, foi crucial para que pelo menos dois importantes players do mercado financeiro, Banco do Brasil e Itaú Unibanco, começassem a enxergar o investimento em arte e cultura como um bom negócio. Datam de anos imediatamente posteriores a este marco legislativo a inauguração tanto do Instituto Itaú Cultural (IC), em 1987, quanto do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em 1989. A constituição, o desenvolvimento e a manutenção desses espaços culturais rompem com o mito de que empresas de capital financeiro investem com o intuito único de valorização da marca. As evidências apontam para uma autoproteção pois, longe de ser uma idiossincrasia nacional, trata-se de uma prática tradicional mundial, que acompanha a sociedade ao longo de séculos. Com dados empíricos, gráficos, argumentos, e a combinação de métodos quantitativos e qualitativos para a análise exploratória, propõe-se um mergulho no universo do patrocínio e do apoio ao CCBB e ao IC enquanto espaços de distribuição de arte e cultura. Nessa perspectiva, pergunta sobre a existência de uma cultura de patrocínio no Brasil, que molda projetos para atender a interesses e públicos determinados por investidores, cujos editais definem previamente as linhas de ação. Um panorama da política cultural brasileira é traçado, pois foi por ação do Estado que se criaram as bases para uma parceria entre o poder público e o setor privado para dinamizar a produção cultural. Para a definição do corpus, foram coletados dados disponíveis em plataformas da internet, em sites hospedados no Ministério da Cultura (atual Ministério do Turismo) e utilizados filtros para encontrar resultados referentes às instituições pesquisadas. A pesquisa ainda dialoga com outras áreas do conhecimento, por meio da busca de elementos capazes de explicar o papel funcional na estrutura econômica e financeira da cultura. Desse modo, aponta condicionantes estruturais correspondentes para a constituição e o desenvolvimento da promoção de ações artístico-culturais. A história dos espaços integra os estudos não como um desfile de acontecimentos e datas, mas como fatos ainda vivos, que não se esgotam ao primeiro olhar. |
Abstract: | This study indicates that the creation of the Sarney Law (Law 7,505/1986), the first to allow investors to deduct from Income Tax sponsorships and donations made to cultural projects, was crucial for at least two important players in the financial market, Banco do Brasil and Itaú Unibanco, began to see investment in art and culture as good business. The inauguration of both the Instituto Itaú Cultural (IC) in 1987 and the Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) in 1989 dates from the years immediately following this legislative framework. The constitution, development and maintenance of these cultural spaces break with the myth that financial capital companies invest with the sole purpose of valuing the brand. Evidence points to self-protection because, far from being a national idiosyncrasy, it is a traditional world practice that has accompanied society for centuries. With empirical data, graphs, arguments, and the combination of quantitative and qualitative methods for exploratory analysis, it is proposed to delve into the universe of sponsorship and support for CCBB and IC as spaces for the distribution of art and culture. In this perspective, it asks about the existence of a sponsorship culture in Brazil, which shapes projects to meet the interests and audiences determined by investors, whose public notices previously define the lines of action. An overview of Brazilian cultural policy is outlined, as it was through the action of the State that the foundations were created for a partnership between the public power and the private sector to boost cultural production. To define the corpus, data available on internet platforms, on websites hosted by the Ministry of Culture (current Ministry of Tourism) were collected and filters were used to find results referring to the institutions surveyed. This research dialogues with other areas of knowledge, through the search for elements capable of explaining the functional role in the economic and financial structure of culture. In this way, it points out corresponding structural conditions for the constitution and development of the promotion of artistic-cultural actions. The history of spaces integrates the studies not as a parade of events and dates, but as facts that are still alive, which are not exhausted at first glance. |
Resumen: | Este estudio indica que la creación de la Ley Sarney (Ley 7.505/1986), la primera que permitió a los inversionistas deducir del Impuesto sobre la Renta los patrocinios y las donaciones realizadas a proyectos culturales, fue crucial para al menos dos importantes actores del mercado financiero, Banco do Brasil e Itaú Unibanco, comenzaron a ver la inversión en arte y cultura como un buen negocio. De los años inmediatamente posteriores a este marco legislativo datan la inauguración tanto del Instituto Itaú Cultural (IC) en 1987 como del Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) en 1989. La constitución, desarrollo y mantenimiento de estos espacios culturales rompen con el mito de que las empresas de capital financiero invierten con el único fin de valorar la marca. La evidencia apunta a la autoprotección porque, lejos de ser una idiosincrasia nacional, es una práctica tradicional mundial que acompaña a la sociedad desde hace siglos. Con datos empíricos, gráficos, argumentos, y la combinación de métodos cuantitativos y cualitativos para el análisis exploratorio, se propone adentrarse en el universo del patrocinio y apoyo al CCBB y al IC como espacios de difusión del arte y la cultura. En esa perspectiva, se pregunta por la existencia de una cultura de patrocinio en Brasil, que moldea proyectos para atender a los intereses y públicos determinados por los inversores, cuyos avisos públicos definen previamente las líneas de acción. Se esboza un panorama de la política cultural brasileña, ya que fue a través de la acción del Estado que se crearon las bases para una alianza entre el poder público y el sector privado para impulsar la producción cultural. Para definir el corpus, se recolectaron datos disponibles en plataformas de internet, en sitios web alojados por el Ministerio de Cultura (actual Ministerio de Turismo) y se utilizaron filtros para encontrar resultados referentes a las instituciones encuestadas. Esta investigación dialoga con otras áreas del conocimiento, a través de la búsqueda de elementos capaces de explicar el papel funcional en la estructura económica y financiera de la cultura. De esta manera, señala condiciones estructurales correspondientes para la constitución y desarrollo de la promoción de acciones artístico-culturales. La historia de los espacios integra los estudios no como un desfile de hechos y fechas, sino como hechos que siguen vivos, que no se agotan a primera vista. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Comunicação (FAC) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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