Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/49020
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_EsterSabinoSantos_DISSERT.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A busca pela educação libertadora : reflexões sobre a fronteira entre design e educação
Autor(es): Santos, Ester Sabino
Orientador(es): Maass, Marisa Cobbe
Assunto: Educação emancipadora
Distrito Federal (DF) - escolas públicas
Pensamento crítico
Design
Data de publicação: 18-Jul-2024
Referência: SANTOS, Ester Sabino. A busca pela educação libertadora: reflexões sobre a fronteira entre design e educação. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Nesta pesquisa busca-se estudar as correlações entre design e educação, e como abordagens presentes nestas disciplinas podem atuar na construção de uma pedagogia engajada e crítica. Entende-se que a sala de aula, como espaço que fomenta e ensaia futuros possíveis, deve projetar um processo de ensino que busque a vivência da cidadania plena, para promover e gerar mais igualdade de oportunidades. A partir dos conceitos de educação emancipadora de bell hooks, pedagogia crítica e libertadora de Paulo Freire, e a complexidade de Edgar Morin, investiga-se os entrelaçamentos entre as disciplinas, a partir da assimilação sobre a forma como o design pode e deve se inserir no processo pedagógico, para ser vetor de uma teoria que visa à busca por uma compreensão crítica da realidade, e como contribui para que a escola seja um local de efetivação da ação pública. Os instrumentos metodológicos utilizados foram procedimentos reflexivos e críticos a partir da análise bibliográfica, e, posteriormente, foi feito um estudo de caso de sala de aula em escola pública no DF, que realiza atividades criativas e empiricamente possui metodologias libertadoras. Os temas discutidos abarcam as comunidades de aprendizagem e comunidades criativas, suas convergências, e como podem inspirar a construção e/ou consolidação de um processo educativo libertador, na busca da superação de processos de opressão, especialmente, de raça, gênero e classe, e o reconhecimento do sujeito como ser social, para formular comunidades de mudança a partir da pedagogia engajada e de abordagens criativas.
Abstract: This research aims to reflect on how design and education can work together in the construction of an engaged, critical, and creative pedagogy, promoting the experience of full citizenship and generating more equal opportunities in schools. The research draws on the concepts of bell hooks' emancipatory education, Paulo Freire's critical and liberating pedagogy, and Edgar Morin's complexity, seeking to understand how these theories relate to each other and how design can be a vector for the strengthening of a "type of teaching" that seeks a critical understanding of reality. Through bibliographic analysis and the testimony of two public school teachers from the Federal District who have creative activities and principles of liberating pedagogy, themes such as the formation of learning communities and creative communities will be discussed, their convergences and how they can inspire the construction of a liberating educational process that seeks to overcome processes of oppression, especially of race, gender, and class, recognizing the subject as a social being and inspiring the creation of communities of change.
Resumen: Esta investigación busca reflexionar sobre cómo el diseño y la educación pueden trabajar juntos en la construcción de una pedagogía comprometida, crítica y creativa, promoviendo la experiencia de la ciudadanía plena y generando mayor igualdad de oportunidades en la escuela. La investigación parte de los conceptos de educación emancipadora de bell hooks, de la pedagogía crítica y liberadora de Paulo Freire, y de la complejidad de Edgar Morin, buscando entender cómo estas teorías se relacionan y cómo el diseño puede ser un vector para el fortalecimiento de un "tipo de enseñanza" que busca una comprensión crítica de la realidad. A través del análisis bibliográfico y del testimonio de dos profesoras de la red pública de enseñanza del Distrito Federal que tienen actividades creativas y principios de la pedagogía liberadora, se discutirán temas como la formación de comunidades de aprendizaje y comunidades creativas, sus convergencias y cómo pueden inspirar la construcción de un proceso educativo liberador que busca superar procesos de opresión, especialmente de raza, género y clase, reconociendo al sujeto como un ser social, inspirando así la creación de comunidades de cambio.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Design (IdA DIN)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Design
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.