Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/49323
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_AndreHonorioGomesDeSouzaCosta_DISSERT.pdf2,49 MBAdobe PDFView/Open
Title: Ensino médio e acesso ao ensino superior: percepções dos alunos das escolas públicas e privadas do DF
Authors: Costa, André Honório Gomes de Souza
Orientador(es):: Vasconcelos, Alcyone
Assunto:: Ensino médio
Ensino superior
Desigualdade social
Issue Date: 30-Jul-2024
Citation: COSTA, André Honório Gomes de Souza. Ensino médio e acesso ao ensino superior: percepções dos alunos das escolas públicas e privadas do DF. 2023. 146 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Abstract: Este estudo busca compreender as perspectivas que têm os jovens que estão se preparando para o ENEM/Vestibular, em relação às suas oportunidades de acesso à Educação Superior (E.S). Para coletar dados, utilizou-se a entrevista via Google Formulário. A discussão partiu das teorias sobre desigualdade social. O estudo confirmou que as desigualdades educacionais são reproduzidas na Educação Básica (E.B). A análise dos dados permite as seguintes assertivas, quando as percepções dos alunos de escolas públicas são comparadas com os de escolas privadas, vis-à-vis suas chances de acesso à E.S: a) as mulheres são maioria nos dois casos; b) nas escolas particulares, predominaram pessoas que se autodeclararam brancas; c) nas públicas, a maioria se autodeclarou pretas ou pardas; d) alunos das escolas privadas expressam mais interesse e mais certeza de que vão acessar a E.S. A escolaridade e os recursos financeiros dos seus responsáveis são bem maiores. Eles dedicam mais tempo aos estudos, investem mais em cursinhos preparatórios para o vestibular e em aulas particulares. Sugere-se que o Estado proporcione meios para que os estudantes da rede pública possam ter as mesmas condições que os estudantes da rede particular na preparação para provas e exames. Assim os jovens, hoje em desvantagem, poderiam aspirar à entrada na E.S em pé de igualdade com os estudantes do setor privado.
Abstract: This study aims to understand the perception of young students who are preparing themselves to do the High School National Exam (ENEM) about their opportunities to reach higher education (E.S.). This research used as methodology to collect data the interview via Google Forms. The discussion was based on social inequality theories. The study has confirmed that educational inequalities are reproduced in the primary education (E.B). The data analysis let affirm the following when students from public schools are compared to private ones: a) women were the majority in participation in both cases; b) at private schools, people who hass declared themselves white predominated; c) at public schools, the majority declared themselves black or mixed race. d) students from private schools express more interest and conviction about access higher education. The level of education and economic capital of their parents are higher. Furthermore, they dedicate more time to study, invest more in preparatory courses for this exam and in private classes. Finally, it is suggested that the State should provide better conditions so that young disadvantaged students could reach quality higher education with the same opportunities as students from private schools.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/49323/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.