Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/49323
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AndreHonorioGomesDeSouzaCosta_DISSERT.pdf2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Ensino médio e acesso ao ensino superior: percepções dos alunos das escolas públicas e privadas do DF
Autor(es): Costa, André Honório Gomes de Souza
Orientador(es): Vasconcelos, Alcyone
Assunto: Ensino médio
Ensino superior
Desigualdade social
Data de publicação: 30-Jul-2024
Referência: COSTA, André Honório Gomes de Souza. Ensino médio e acesso ao ensino superior: percepções dos alunos das escolas públicas e privadas do DF. 2023. 146 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este estudo busca compreender as perspectivas que têm os jovens que estão se preparando para o ENEM/Vestibular, em relação às suas oportunidades de acesso à Educação Superior (E.S). Para coletar dados, utilizou-se a entrevista via Google Formulário. A discussão partiu das teorias sobre desigualdade social. O estudo confirmou que as desigualdades educacionais são reproduzidas na Educação Básica (E.B). A análise dos dados permite as seguintes assertivas, quando as percepções dos alunos de escolas públicas são comparadas com os de escolas privadas, vis-à-vis suas chances de acesso à E.S: a) as mulheres são maioria nos dois casos; b) nas escolas particulares, predominaram pessoas que se autodeclararam brancas; c) nas públicas, a maioria se autodeclarou pretas ou pardas; d) alunos das escolas privadas expressam mais interesse e mais certeza de que vão acessar a E.S. A escolaridade e os recursos financeiros dos seus responsáveis são bem maiores. Eles dedicam mais tempo aos estudos, investem mais em cursinhos preparatórios para o vestibular e em aulas particulares. Sugere-se que o Estado proporcione meios para que os estudantes da rede pública possam ter as mesmas condições que os estudantes da rede particular na preparação para provas e exames. Assim os jovens, hoje em desvantagem, poderiam aspirar à entrada na E.S em pé de igualdade com os estudantes do setor privado.
Abstract: This study aims to understand the perception of young students who are preparing themselves to do the High School National Exam (ENEM) about their opportunities to reach higher education (E.S.). This research used as methodology to collect data the interview via Google Forms. The discussion was based on social inequality theories. The study has confirmed that educational inequalities are reproduced in the primary education (E.B). The data analysis let affirm the following when students from public schools are compared to private ones: a) women were the majority in participation in both cases; b) at private schools, people who hass declared themselves white predominated; c) at public schools, the majority declared themselves black or mixed race. d) students from private schools express more interest and conviction about access higher education. The level of education and economic capital of their parents are higher. Furthermore, they dedicate more time to study, invest more in preparatory courses for this exam and in private classes. Finally, it is suggested that the State should provide better conditions so that young disadvantaged students could reach quality higher education with the same opportunities as students from private schools.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.