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dc.contributor.advisorPeixoto, Elane Ribeiropt_BR
dc.contributor.authorBrito, Carolina Moreira Barbosa dept_BR
dc.date.accessioned2024-07-31T18:26:09Z-
dc.date.available2024-07-31T18:26:09Z-
dc.date.issued2024-07-31-
dc.date.submitted2023-01-30-
dc.identifier.citationBRITO, Carolina Moreira Barbosa de. Proinfância e o Projeto-Padrão: a implantação de creches em Ceilândia. 2023. 135 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49388-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação aborda dois exemplos de projetos-padrão de creches construídas em Ceilândia e Sol Nascente / Pôr do Sol, regiões administrativas de Brasília, Brasil. Elas resultam da implementação no Distrito Federal do Programa Nacional de Estruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). Criado em 2007, este programa visa financiar e oferecer assistência técnica aos municípios, instâncias responsáveis pela educação das crianças brasileiras entre zero e seis anos de idade. O Proinfância disponibiliza projetos-padrão de creches para serem construídas em todo o país. A padronização de edifícios provoca uma pergunta por vezes incômoda a quem os projeta e constrói: como o projeto-padrão se relaciona com a cidade, o bairro e sua comunidade? O estudo dos exemplos mencionados objetiva colaborar para este debate. Metodologicamente, buscamos definir um entendimento para o termo “projeto-padrão” a partir de revisão bibliográfica; em seguida, procedemos aos estudos de caso analisados em duas abordagens: a de sua implantação espacial, considerando a relação com a região administrativa, o terreno e a vizinhança; e a de sua apropriação social, ambas fundamentadas em ferramentas de avaliação do ambiente construído, segundo Rheingantz et al. (2009).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProinfância e o Projeto-Padrão : a implantação de creches em Ceilândiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSol Nascente e Pôr do Sol (DF)pt_BR
dc.subject.keywordCeilândia (DF)pt_BR
dc.subject.keywordPrograma Nacional de Estruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância)pt_BR
dc.subject.keywordCreches - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work addresses two examples of standard projects of kindergartens built in Ceilândia and Sol Nascente / Pôr do Sol, administrative regions of Brasilia, Brazil. They result from the implementation in the Federal District of the National Program for the Structuring and Acquisition of Equipment for the Public School Network for Primary Education (Proinfância). Created in 2007, this program aims to finance and offer technical assistance to municipalities, the entities responsible for the education of Brazilian children between 0 and 6 years old. Proinfância provides standardized projects for day-care centers to be built across the country. The standardization of buildings raises a question that is sometimes uncomfortable for those who design and build them: how does the standard project relate to the city, the neighborhood and its community? The study of these examples aims to collaborate to this debate. Methodologically, we seek to define an understanding for the term “standard-project” from a bibliographical review; then, we proceed to the case studies analyzed under two approaches: its spatial implementation, considering the relationship with the administrative region, the land and the neighborhood; and its social appropriation, both based on tools of evaluation of the built environment, according to Rheingantz et al. (2009).pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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