Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Abreu, Delmary Vasconcelos de | - |
dc.contributor.author | Ewerton, Larisse Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-14T11:12:23Z | - |
dc.date.available | 2024-08-14T11:12:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.citation | EWERTON, Larisse Teixeira. O espaço constitutivo das experiências da formação: um estudo de entrevista narrativa (auto)biográfica com uma educadora musical Waldorf. 2023. 62 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49840 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tematiza a experiência da formação com o uso das narrativas
(auto)biográficas de uma educadora musical Waldorf. O objetivo da pesquisa consiste
em compreender as experiências da formação de Inês Hartt. Ao analisar os motivos
recorrentes como o lugar da experiência da educadora com a pedagogia Waldorf,
evidencio as contribuições que essa educadora traz para a Pedagogia Waldorf e para
a formação de outros profissionais que atuam com esta pedagogia. O referencial
teórico consiste nos fundamentos das narrativas de formação em educação
embasados por Delory-Momberger. A metodologia está centrada no método
(auto)biográfico cuja fonte incide na entrevista narrativa (auto)biográfica. Para o
processo de análise as unidades temáticas foram pensadas em tramas narrativas na
perspectiva de Paul Ricoeur. Os resultados mostram as narrativas de formação
(auto)biográficas, como experiência da formação de Inês e suas contribuições com a
Pedagogia Waldorf. Isso permitiu considerar que a autora de sua própria vida busca,
em suas experiências formativas, investigar-se, compreender-se e sistematizar-se em
suas próprias experiências da formação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O espaço constitutivo das experiências da formação : um estudo de entrevista narrativa (auto)biográfica com uma educadora musical Waldorf | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativas autobiográficas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de música | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research thematizes the experience of training using the (auto)biographical
narratives of a Waldorf music educator. The aim of the research is to understand Inês
Hartt's training experiences. By analyzing the recurring motifs such as the place of the
educator's experience with Waldorf pedagogy, I highlight the contributions that this
educator brings to Waldorf Pedagogy and to the training of other professionals who
work with this pedagogy. The theoretical framework consists of the foundations of
educational training narratives based on Delory-Momberger. The methodology is
centered on the (auto)biographical method, the source of which is the
(auto)biographical narrative interview. For the analysis process, the thematic units
were thought of as narrative plots from Paul Ricoeur's perspective. The results show
(auto)biographical training narratives as Inês' training experience and her
contributions to Waldorf Pedagogy. This allowed us to consider that the author of her
own life seeks, in her training experiences, to investigate, understand and systematize
herself in her own training experiences. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|