http://repositorio.unb.br/handle/10482/49840
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_LarisseTeixeiraEwerton_DISSERT.pdf | 6,01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | O espaço constitutivo das experiências da formação : um estudo de entrevista narrativa (auto)biográfica com uma educadora musical Waldorf |
Authors: | Ewerton, Larisse Teixeira |
Orientador(es):: | Abreu, Delmary Vasconcelos de |
Assunto:: | Narrativas autobiográficas Professores de música |
Issue Date: | 14-Aug-2024 |
Data de defesa:: | 20-Dec-2023 |
Citation: | EWERTON, Larisse Teixeira. O espaço constitutivo das experiências da formação: um estudo de entrevista narrativa (auto)biográfica com uma educadora musical Waldorf. 2023. 62 f., il. Dissertação (Mestrado em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Abstract: | Esta pesquisa tematiza a experiência da formação com o uso das narrativas (auto)biográficas de uma educadora musical Waldorf. O objetivo da pesquisa consiste em compreender as experiências da formação de Inês Hartt. Ao analisar os motivos recorrentes como o lugar da experiência da educadora com a pedagogia Waldorf, evidencio as contribuições que essa educadora traz para a Pedagogia Waldorf e para a formação de outros profissionais que atuam com esta pedagogia. O referencial teórico consiste nos fundamentos das narrativas de formação em educação embasados por Delory-Momberger. A metodologia está centrada no método (auto)biográfico cuja fonte incide na entrevista narrativa (auto)biográfica. Para o processo de análise as unidades temáticas foram pensadas em tramas narrativas na perspectiva de Paul Ricoeur. Os resultados mostram as narrativas de formação (auto)biográficas, como experiência da formação de Inês e suas contribuições com a Pedagogia Waldorf. Isso permitiu considerar que a autora de sua própria vida busca, em suas experiências formativas, investigar-se, compreender-se e sistematizar-se em suas próprias experiências da formação. |
Abstract: | This research thematizes the experience of training using the (auto)biographical narratives of a Waldorf music educator. The aim of the research is to understand Inês Hartt's training experiences. By analyzing the recurring motifs such as the place of the educator's experience with Waldorf pedagogy, I highlight the contributions that this educator brings to Waldorf Pedagogy and to the training of other professionals who work with this pedagogy. The theoretical framework consists of the foundations of educational training narratives based on Delory-Momberger. The methodology is centered on the (auto)biographical method, the source of which is the (auto)biographical narrative interview. For the analysis process, the thematic units were thought of as narrative plots from Paul Ricoeur's perspective. The results show (auto)biographical training narratives as Inês' training experience and her contributions to Waldorf Pedagogy. This allowed us to consider that the author of her own life seeks, in her training experiences, to investigate, understand and systematize herself in her own training experiences. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Música (IdA MUS) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2023. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.