http://repositorio.unb.br/handle/10482/50364
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2024_AlineAlvesDeAlmeida_DISSERT.pdf | 2,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O protagonismo indígena na implementação da Lei nº 11.645/2008 : algumas experiências no Distrito Federal |
Autor(es): | Almeida, Aline Alves de |
Orientador(es): | Deus, Eduardo Di |
Assunto: | Distrito Federal (DF) - escolas públicas Educação básica Cultura indígena Decolonialidade |
Data de publicação: | 17-Set-2024 |
Data de defesa: | 27-Mai-2024 |
Referência: | ALMEIDA, Aline Alves de. O protagonismo indígena na implementação da Lei nº 11.645/2008: algumas experiências no Distrito Federal. 2024. 165 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esse trabalho apresenta reflexões sobre o ensino das histórias e culturas indígenas na educação básica do Distrito Federal, destacando experiências de diálogo intercultural em escolas públicas de diferentes localidades do DF, conduzidas por educadores indígenas como Kamuu Dan Wapichana, grupo cultural Walê Fulni-ô e pela mediação pedagógica realizada pela professora Karine no Memorial dos Povos Indígenas. O objetivo do presente estudo foi compreender o potencial das narrativas indígenas e da mediação pedagógica no Memorial como ferramenta decolonial no ensino das histórias e culturas indígenas. Além disso, buscou-se analisar como o corpo docente que participou destas experiências incorpora a interlocução com os povos indígenas e as visitas ao memorial em suas práticas pedagógicas, bem como explorar a presença da interculturalidade nos processos educativos em sala de aula e os desafios enfrentados nessa abordagem. A dimensão propositiva consiste na elaboração de um curso sobre culturas e histórias indígenas destinado aos docentes da rede pública do DF. Este trabalho foi realizado com base na perspectiva etnográfica em educação e procurou estabelecer uma relação com os referenciais teóricos da decolonialidade e da educação intercultural crítica. Os resultados apontam que a presença indígena nas escolas não apenas atende à demanda do Parecer CNE/CEB nº14/2015, mas também se apresenta como uma oportunidade para o cumprimento efetivo da Lei nº 11.645/2008, pois são capazes de promover a presença indígena na contemporaneidade. As experiências interculturais não apenas proporcionam o conhecimento sobre as diversas formas de ser, pensar e agir dos povos indígenas, mas também fomentam a compreensão de suas culturas como dinâmicas e em constante evolução, o que ressalta o direito dos povos indígenas de mudar sem perder sua identidade, desafiando assim preconceitos e estereótipos enraizados pela história colonial. Entretanto, os resultados também apontam lacunas na formação inicial e continuada dos docentes e a ausência de materiais didáticos adequados para abordagem do assunto também é considerada como um obstáculo, evidenciando que a educação intercultural crítica aconteça nas escolas, de fato, é necessária a conjunção de esforços intra e interinstitucionais para qualificação e implementação efetiva da lei 11.645/2008. |
Abstract: | This work presents reflections on the teaching of indigenous histories and cultures in the basic education of the Federal District, highlighting experiences of intercultural dialogue in public schools from different locations in the DF, led by indigenous educators such as Kamuu Dan Wapichana, the Walê Fulni-ô cultural group, and through pedagogical mediation conducted by Professor Karine at the Indigenous Peoples Memorial. The aim of this study was to understand the potential of indigenous narratives and pedagogical mediation at the Memorial as a decolonial tool in teaching indigenous histories and cultures. Additionally, it sought to analyze how the teaching staff who participated in these experiences incorporate dialogue with indigenous peoples and visits to the memorial into their pedagogical practices, as well as to explore the presence of interculturality in classroom educational processes and the challenges faced in this approach. The propositional dimension consists of developing a course on indigenous cultures and histories for public school teachers in the DF. This work was carried out based on an ethnographic perspective in education and sought to establish a relationship with the theoretical frameworks of decoloniality and critical intercultural education. The results indicate that the presence of indigenous peoples in schools not only meets the demand of Opinion CNE/CEB No. 14/2015 but also presents an opportunity for the effective implementation of Law No. 11.645/2008, as they are capable of promoting indigenous presence in contemporaneity. Intercultural experiences not only provide knowledge about the various ways of being, thinking, and acting of indigenous peoples but also foster understanding of their cultures as dynamic and constantly evolving, emphasizing the right of indigenous peoples to change without losing their identity, thus challenging prejudices and stereotypes rooted in colonial history. However, the results also point to gaps in the initial and ongoing training of teachers, and the lack of adequate teaching materials for addressing the subject is also considered an obstacle, highlighting that for critical intercultural education to take place in schools, it is necessary to combine intra and inter-institutional efforts for the qualification and effective implementation of Law No. 11.645/2008. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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