http://repositorio.unb.br/handle/10482/50526
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_EducacaoMatematicaIndigenas.pdf | 340,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Educação matemática “de” indígenas : diálogos com a etnomatemática e com a matemática para a justiça social |
Outros títulos: | Mathematics education “of” indigenous : dialogues with ethnomathematics and mathematics for social justice |
Autor(es): | Vieira, Lygianne Batista Moreira, Geraldo Eustáquio |
ORCID: | https://orcid.org/0000-0002-2179-7210 https://orcid.org/0000-0002-1455-6646 |
Afiliação do autor: | Universidade de Brasília Universidade de Brasília |
Assunto: | Educação matemática Educação indígena Etnomatemática Justiça social Decolonialidade |
Data de publicação: | 28-Jan-2024 |
Editora: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo – PUC-SP |
Referência: | VIEIRA, Lygianne Batista; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. Educação matemática “de” indígenas: diálogos com a etnomatemática e com a matemática para a justiça social. Revista e-Curriculumm, São Paulo, v. 22, p. 1-19, 2024. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e49642. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/49642. Acesso em: 08 out. 2024. |
Resumo: | A matemática escolar e acadêmica, no contexto da educação de indígenas, apresenta organização curricular subordinada à lógica ocidental, colonizada e homogeneizada. Diante disso, refletimos sobre os desafios curriculares e pedagógicos do ensino da matemática de estudantes indígenas e propomos um diálogo com aproximações de uma Educação Matemática “de” indígenas. Este texto é um ensaio teórico, do tipo exploratório, oriundo do estudo da literatura referente, principalmente, aos constructos da etnomatemática e matemática para a justiça social. Mais do que promover o acesso dos/as estudantes indígenas à educação, é preciso reconhecer estruturas sociais que impedem sua participação ativa, como a superação do currículo etnocentrado. Compreendemos que a equidade só será alcançada quando atitudes e práticas pedagógicas decoloniais, em relação ao conhecimento matemático, se fizerem presentes. |
Abstract: | School and academic mathematics, in the context of indigenous education, presents a curricular organization subordinated to western, colonized and homogenized logic. In view of this, we reflect on the curricular and pedagogical challenges of teaching mathematics to indigenous students and propose a dialogue with approaches to a Mathematics Education “for” indigenous people. This text is a theoretical essay, of an exploratory type, arising from the study of literature referring mainly to the constructs of ethnomathematics and mathematics for social justice. More than promoting indigenous students' access to education, it is necessary to recognize social structures that prevent their active participation, such as overcoming the ethnocentric curriculum. We understand that equity will only be achieved when decolonial pedagogical attitudes and practices, in relation to mathematical knowledge, are present. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | (CC BY) Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que a obra original seja devidamente citada. |
DOI: | https://doi.org/10.23925/1809-3876.2024v22e49642 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.