Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Icle, Gilberto | - |
dc.contributor.author | Gresta, Luciana Maria Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-29T15:56:38Z | - |
dc.date.available | 2024-10-29T15:56:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-29 | - |
dc.date.submitted | 2024-06-26 | - |
dc.identifier.citation | GRESTA, Luciana Maria Rodrigues. Tem um corpo nessa cor: um estudo das performances narrativas das crianças da educação básica como modo de abordar as relações raciais e o racismo no ambiente escolar. 2024. 212 f., il. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/50749 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo central compreender como as crianças negras e brancas
narram suas experiências raciais nos contextos da escolarização pública, apoiada em uma
abordagem interdisciplinar, que articula saberes sobre a negritude, a branquitude e o racismo, a
interface entre os Estudos da Performance e a Educação, e a Sociologia das Infâncias. O
trabalho de campo foi realizado com duas turmas do quinto ano do Ensino Fundamental,
compostas por crianças com a faixa etária entre 10 e 12 anos, da EC 04 do Paranoá, região
periférica do Distrito Federal, nos meses de maio e junho de 2022. O percurso metodológico,
pensado para ser guiado por uma prática planejada, foi desnorteado pelas corporalidades das
crianças, que, nas brincadeiras organizadas, nas dinâmicas interativas, nos jogos teatrais e nas
experimentações cênicas, performavam suas narrativas acerca dos racismos, por intermédio de
uma etnografia afetivo-performativa instrumentalizada pelo próprio corpo infante. Nesse
sentido, as performances narrativas contextualizadas e produzidas pelos estudantes, nos
diversos formatos – áudios, cenas, fotografias, desenhos, registros escritos –, compuseram as
expressões cênicas de suas emoções, sentimentos e percepções acerca de suas experiências
racializadas, nas quais os seus corpos comunicaram muito além das palavras. A análise
interpretativa e inferencial dessas performances aponta a potência comunicativa da criança que
narra sua própria história, (re)conta o passado vivo em sua memória e, assim, protagoniza e
ressignifica sua experiência no agora. Configura-se, assim, a compreensão dos caminhos de
explicitação das relações racializadas que afetam os corpos das crianças na educação básica.
Um entendimento que, enquanto saber incorporado, exige uma percepção mais atenta,
compreensiva e sensível entre os adultos e as crianças na escolarização; a aproximação da
realidade cotidiana delas com o contexto escolar e, principalmente, a efetiva percepção e
acolhida pela escola dos impactos causados pelo racismo estrutural e institucionalizado na vida
emocional e cognitiva das infâncias negras. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Tem um corpo nessa cor : um estudo das performances narrativas das crianças da educação básica como modo de abordar as relações raciais e o racismo no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Paranoá (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infância | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main objective of this research is to understand how black and white children narrate their
racial experiences in the contexts of public schooling, supported by an interdisciplinary
approach that articulates knowledge about blackness, whiteness and racism, the interface
between Performance Studies and Education, and the Sociology of Childhoods. The fieldwork
was carried out with two classes of the fifth year of Elementary School, composed of children
aged between 10 and 12 years, from EC 04 of Paranoá, peripheral region of the Federal District,
in the months of May and June 2022. The methodological path designed to be guided by a
planned practice was bewildered by the corporalities of the children who, in organized games,
interactive dynamics, theatrical games and scenic experiments, performed their narratives about
racism, through an affective-performative ethnography instrumentalized by the infant's own
body. In this sense, the narrative performances contextualized and produced by the students in
various formats – audios, scenes, photographs, drawings, written records – composed the scenic
expressions of their emotions, feelings and perceptions about their racialized experiences, in
which their bodies communicated far beyond words. The interpretative and inferential analysis
of these performances points to the communicative power of the child who narrates his own
story, (re)tells the living past in his memory and, thus, prostars and resignifies his experience in
the now. Thus, the understanding of the ways of explaining the racialized relations that affect
children's bodies in basic education is configured. An understanding that, as embodied
knowledge, requires a more attentive, understanding and sensitive perception between adults
and children in schooling; the approximation of their daily reality with the school context and,
mainly, the effective perception and acceptance by the school of the impacts caused by
structural and institutionalized racism in the emotional and cognitive lives of black childhoods. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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