http://repositorio.unb.br/handle/10482/50749
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2024_LucianaMariaRodriguesGresta_TESE.pdf | 6,5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Tem um corpo nessa cor : um estudo das performances narrativas das crianças da educação básica como modo de abordar as relações raciais e o racismo no ambiente escolar |
Autor(es): | Gresta, Luciana Maria Rodrigues |
Orientador(es): | Icle, Gilberto |
Assunto: | Ensino fundamental Paranoá (DF) Racismo Infância |
Data de publicação: | 29-Out-2024 |
Data de defesa: | 26-Jun-2024 |
Referência: | GRESTA, Luciana Maria Rodrigues. Tem um corpo nessa cor: um estudo das performances narrativas das crianças da educação básica como modo de abordar as relações raciais e o racismo no ambiente escolar. 2024. 212 f., il. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo central compreender como as crianças negras e brancas narram suas experiências raciais nos contextos da escolarização pública, apoiada em uma abordagem interdisciplinar, que articula saberes sobre a negritude, a branquitude e o racismo, a interface entre os Estudos da Performance e a Educação, e a Sociologia das Infâncias. O trabalho de campo foi realizado com duas turmas do quinto ano do Ensino Fundamental, compostas por crianças com a faixa etária entre 10 e 12 anos, da EC 04 do Paranoá, região periférica do Distrito Federal, nos meses de maio e junho de 2022. O percurso metodológico, pensado para ser guiado por uma prática planejada, foi desnorteado pelas corporalidades das crianças, que, nas brincadeiras organizadas, nas dinâmicas interativas, nos jogos teatrais e nas experimentações cênicas, performavam suas narrativas acerca dos racismos, por intermédio de uma etnografia afetivo-performativa instrumentalizada pelo próprio corpo infante. Nesse sentido, as performances narrativas contextualizadas e produzidas pelos estudantes, nos diversos formatos – áudios, cenas, fotografias, desenhos, registros escritos –, compuseram as expressões cênicas de suas emoções, sentimentos e percepções acerca de suas experiências racializadas, nas quais os seus corpos comunicaram muito além das palavras. A análise interpretativa e inferencial dessas performances aponta a potência comunicativa da criança que narra sua própria história, (re)conta o passado vivo em sua memória e, assim, protagoniza e ressignifica sua experiência no agora. Configura-se, assim, a compreensão dos caminhos de explicitação das relações racializadas que afetam os corpos das crianças na educação básica. Um entendimento que, enquanto saber incorporado, exige uma percepção mais atenta, compreensiva e sensível entre os adultos e as crianças na escolarização; a aproximação da realidade cotidiana delas com o contexto escolar e, principalmente, a efetiva percepção e acolhida pela escola dos impactos causados pelo racismo estrutural e institucionalizado na vida emocional e cognitiva das infâncias negras. |
Abstract: | The main objective of this research is to understand how black and white children narrate their racial experiences in the contexts of public schooling, supported by an interdisciplinary approach that articulates knowledge about blackness, whiteness and racism, the interface between Performance Studies and Education, and the Sociology of Childhoods. The fieldwork was carried out with two classes of the fifth year of Elementary School, composed of children aged between 10 and 12 years, from EC 04 of Paranoá, peripheral region of the Federal District, in the months of May and June 2022. The methodological path designed to be guided by a planned practice was bewildered by the corporalities of the children who, in organized games, interactive dynamics, theatrical games and scenic experiments, performed their narratives about racism, through an affective-performative ethnography instrumentalized by the infant's own body. In this sense, the narrative performances contextualized and produced by the students in various formats – audios, scenes, photographs, drawings, written records – composed the scenic expressions of their emotions, feelings and perceptions about their racialized experiences, in which their bodies communicated far beyond words. The interpretative and inferential analysis of these performances points to the communicative power of the child who narrates his own story, (re)tells the living past in his memory and, thus, prostars and resignifies his experience in the now. Thus, the understanding of the ways of explaining the racialized relations that affect children's bodies in basic education is configured. An understanding that, as embodied knowledge, requires a more attentive, understanding and sensitive perception between adults and children in schooling; the approximation of their daily reality with the school context and, mainly, the effective perception and acceptance by the school of the impacts caused by structural and institutionalized racism in the emotional and cognitive lives of black childhoods. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
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Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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