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Título : Barreiras de contenção de impacto com tubos de geotexteis
Otros títulos : Impact containment barriers with geotextile tubes
Autor : Ornelas, Flávio da Silva
Orientador(es):: Silva, Rafael Cerqueira
Assunto:: Tubo geotêxtil
Barreiras de contenção
Impacto
Fluxo de detritos
Engenharia geotécnica
Fecha de publicación : 12-nov-2024
Citación : ORNELAS, Flávio da Silva. Barreiras de contenção de impacto com tubos de geotexteis. 2024. 145 f. Tese (Doutorado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumen : A Engenharia Geotécnica busca constantemente o desenvolvimento de tecnologias, atualização e otimização de estruturas seguras para que eventos diversos não ceifem vidas ou causem grandes prejuízos ambientais e financeiros. Recentemente, rupturas trágicas de barragens de rejeito no Brasil, causaram mortes e grandes destruições, e a necessidade deste desenvolvimento tecnológico capaz de evitar danos as pessoas e ao meio ambiente. Toda obra de engenharia tem risco, não alheio a esta possibilidade, barragens de rejeito brasileiras estão em situação de indefinição devido a nova legislação que exige inclusive o descomissionamento, uma atividade que envolve muitos problemas e onde o risco de falha é o principal. Uma barreira de contenção de impactos construída à jusante destas barragens pode ser eficaz na contenção do fluxo de detritos em caso de falha. Os tubos geotêxteis, em uma nova abordagem, são utilizados nesta pesquisa como uma opção de barreira de contenção de impacto que tem grandes vantagens na execução, nos custos e segurança. A tecnologia é versátil e pode trazer muitos benefícios como a reutilização de rejeitos ou preenchimento com materiais de baixo valor energético ou reaproveitados. Nesta pesquisa foram experimentados tubos de geotêxtil como barreiras de contenção preenchidas com rejeito de mineração, livres de fixação e com atrito reduzido, experimentando impactos em modelos reduzidos para encontrar a resistência inercial. O fator de segurança para a estabilidade da estrutura, foi construído com equação que é a razão entre o peso próprio da estrutura de barramento e seu coeficiente de atrito estático e a pressão de impacto, onde os dados apresentaram correlação adequada o que sugere a viabilidade em suportar impactos e mitigar riscos. Por fim foram apresentados critérios de design de barreiras de contenção de tubos de geotêxtil e a viabilidade de uso em grandes escalas.
Abstract: Geotechnical engineering is constantly seeking to develop technologies, update and optimize safe structures so that various events do not claim lives or cause major environmental and financial damage. Recently, tragic tailings dam collapses in Brazil have caused deaths and major destruction, and the need for technological development to prevent damage to people and the environment. Brazilian tailings dams are in a situation of uncertainty due to new legislation that even requires decommissioning, an activity that involves many problems and where the risk of failure is the main one. An impact containment barrier built downstream of these dams can be effective in containing the flow of debris in the event of failure. Geotextile tubes in a new approach, is used in this research as an impact containment barrier option that has major advantages in execution, cost and safety. The technology is versatile and can bring many benefits such as the reuse of tailings or filling with low-energy or reused materials. In this research, geotextile tubes were tested as containment barriers filled with mining tailings, free of fixation and with reduced friction, experimenting with impacts in reduced models to find the inertial resistance. The safety factor for the stability of the structure was constructed using an equation which is the ratio between the self-weight of the dam structure and its coefficient of static friction and the impact pressure, where the data showed an adequate correlation which suggests that it is viable to withstand impacts and mitigate risks. Finally, design criteria for geotextile tube containment barriers and the feasibility of using them on a large scale were presented.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Descripción : Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2024.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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