Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50879
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_TeoriaSintaxeEspacial.pdf300,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Teoria da Sintaxe Espacial (TSE) e Caminhabilidade : uma breve revisão sistemática da literatura
Autor : Ozelim, Juliana Carvalho Mendes
Holanda, Frederico Rosa Borges de
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Assunto:: Sintaxe espacial
Mobilidade
Fecha de publicación : 4-abr-2024
Editorial : Portuguese-Speaking Network of Urban Morphology (PNUM)
Citación : OZELIM, Juliana Carvalho Mendes; HOLANDA, Frederico Rosa Borges de. Teoria da Sintaxe Espacial (TSE) e Caminhabilidade: uma breve revisão sistemática da literatura. Revista de Morfologia Urbana, [S. l.], v. 12, n. 1, 2024. DOI: 10.47235/rmu.v12i1.353. Disponível em: https://revistademorfologiaurbana.org/index.php/rmu/article/view/353. Acesso em: 13 nov. 2024.
Resumen : A combinação da Teoria da Sintaxe Espacial (TSE) e do conceito da Caminhabilidade se destaca como uma abordagem inovadora para compreender a organização do espaço urbano e seu impacto na mobilidade a pé. Este estudo busca explorar a interseção entre TSE e Caminhabilidade, destacando como esses conceitos se complementam para compreender a relação entre a forma urbana, as conexões das redes de pedestres e a acessibilidade em áreas urbanas. Em especial, a TSE fornece ferramentas valiosas para avaliar a integração e conectividade das redes viárias e sua influência na caminhabilidade. Uma revisão sistemática de 13 (treze) estudos que aplicaram essas abordagens em diferentes contextos urbanos revelou que a forma urbana desempenha um papel crucial na moldagem da caminhabilidade, afetando a acessibilidade, a segurança e o conforto dos pedestres. Embora as pesquisas tenham apontado algumas limitações, como a falta de consideração de fatores específicos e a realização de estudos em áreas geograficamente restritas, elas contribuíram para o desenvolvimento de modelos estatísticos e metodologias para aprimorar a caminhabilidade em várias cidades, principalmente as europeias. Portanto, é recomendável expandir essas análises para diferentes contextos urbanos, especialmente em cidades brasileiras, para promover um planejamento urbano mais eficiente e sustentável.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Licença:: Licenciado sob uma licença Creative Commons. (CC BY)
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/50879/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.