Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/50890
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SituacaoAprendizagemFormação.pdf705,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Situação de aprendizagem na formação docente : aproximação pedagógica e tecnológica
Autor(es): Amaro, Rosana
Baxto, Welinton
Soares, Jitone Leônidas
Feres Neto, Alfredo
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5350-0277
https://orcid.org/0000-0002-6716-7353
https://orcid.org/0000-0001-7246-7759
https://orcid.org/0000-0001-9826-3762
Afiliação do autor: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física
Ministério da Educação
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física
Assunto: Professores de educação física - formação
Ensino remoto emergencial
Cultura digital
Tecnologia digital
Data de publicação: 9-Nov-2023
Editora: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Referência: AMARO, Rosana et al. Situação de aprendizagem na formação docente: aproximação pedagógica e tecnológica. Cad. Aplicação, Porto Alegre, n. 36, 2023. DOI: Cad. Aplicação. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/133844. Acesso em: 13 nov. 2024.
Resumo: Este artigo tem por objetivo pesquisar a disciplina de estágio supervisionado na perspectiva da Educação Física e a aplicação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, na prática docente. Buscou-se contextualizar a Educação Física na área de linguagens, e para tanto, recorreu-se aos seus antecedentes curriculares. Assim, refletiu-se sobre a cultura digital num olhar da Base Nacional Comum Curricular. Apoiou-se na abordagem metodológica qualitativa e exploratório- descritivo. Os achados da pesquisa, em grande medida, constituíram-se na proposta das estratégias didáticas e práticas em duas disciplinas de estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade de Brasília, na ocasião do Ensino Remoto Emergencial, no contexto da pandemia do COVID-19. Os achados demonstraram que as estratégias didáticas e práticas pedagógicas foram experiências inovadoras. Por outro, evidenciaram a necessidade do desenvolvimento de competência digital, na prática dos futuros docentes, na perspectiva da Educação Física e a aplicação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.
Abstract: This article aims to research the discipline of supervised internship from the perspective of Physical Education and the application of Digital Information and Communication Technologies in Teaching. We sought to contextualize Physical Education in the area of languages, using its curricular antecedents. Thus, the focus was the digital culture approach presented on the National Common Curricular Based on a qualitative and exploratory-descriptive methodological approach. The research findings feature a proposal of didactic and practical strategies in two disciplines of supervised internship of the Physical Education Degree course at the University of Brasilia on the occasion of Emergency Remote Teaching, due to the COVID-19 pandemics context. The findings demonstrated that the didactic strategies and pedagogical practices were innovative experiences. On the other hand, they showed the need to develop digital competence, in the practice of future teachers, from the perspective of Physical Education and the application of Digital Information and Communication Technologies.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação Física (FEF)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença: (CC-BY-NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DOI: https://doi.org/10.22456/2595-4377.133844
Versão da editora: https://seer.ufrgs.br/index.php/CadernosdoAplicacao/article/view/133844
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.