Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51085
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_JanainaQueirozBonfim.pdf44,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Puberdade e adolescência em alunos do Ensino Médio: reflexões com o uso de uma Sequência Didática Investigativa
Autor(es): Bonfim, Janaina Queiroz
Orientador(es): Paulini, Fernanda
Assunto: Prevenção ao suicídio
Ensino com empatia
Data de publicação: 3-Dez-2024
Resumo: A violência autoprovocada na infância e na adolescência é algo que tem crescido no Brasil e no mundo e nos traz um alerta sobre a importância da saúde mental para todos nós e principalmente para eles. Comportamentos autolesivos, ideação suicida, crises de pânico, depressão e ansiedade estão cada vez mais presentes em suas vidas e mesmo sendo um problema social e multifatorial, é necessário que família, escola e sociedade se informem e se envolvam para promover a saúde mental deles. Este trabalho teve como objetivo geral utilizar uma sequência didática de abordagem investigativa com 90 estudantes do Ensino Médio, para tratar temas de Puberdade e Adolescência e sensibilizar os professores para um ensinar e um educar mais empático e acolhedor. A metodologia utilizada, consistiu em uma Sequência Didática Investigativa (Produto Educacional) dividida em 4 aulas de Biologia consecutivas com questões abertas e discursivas que levassem a reflexão dos adolescentes a respeito desse período de transformações, de maneira que eles compreendessem a importância da sua saúde emocional e mental e na prevenção ao suicídio. Além disso, foi apresentado aos alunos um questionário final avaliativo para analisar qual foi a percepção dos estudantes sobre a sequência didática aplicada e consequentemente uma percepção também para o professor sobre a saúde mental de seus alunos. De acordo com os resultados obtidos, pode-se observar que os estudantes apreciaram a sequência didática, e suas respostas demonstram a necessidade de enfatizar o diálogo dentro da família e no ambiente escolar sobre as principais questões que os adolescentes enfrentam nessa etapa tão única e desafiadora de suas vidas, de forma que os adultos possam apoiar e acolher esses jovens da melhor forma. Nesse contexto, conclui-se que a SDI é um produto educacional viável e aplicável dentro da escola, podendo contribuir para um melhor entendimento dos estudantes sobre a fase complexa da adolescência, bem como suas particularidades, a fim de proporcionar uma vida melhor para eles e reduzir danos emocionais na vida adulta.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas
Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.