Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51673
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DanielRibeiroDeAlmeidaChacon_TESE.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Filosofia da práxis : o problema da alienação humana em Karl Marx e Paulo Freire
Autor(es): Chacon, Daniel Ribeiro de Almeida
Orientador(es): Paula, Marcio Gimenes de
Assunto: Alienação
Desumanização
Filosofia da práxis
Humanismo radical
Conscientização
Data de publicação: 19-Fev-2025
Referência: CHACON, Daniel Ribeiro de Almeida. FILOSOFIA DA PRÁXIS O problema da alienação humana em Karl Marx e Paulo Freire. 2024. 247 f. Tese (Doutorado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O objetivo desta tese consiste em elucidar a questão da alienação humana sob uma perspectiva filosófica latino-americana. Nesse sentido, a quaestio rationalis que norteou a presente pesquisa se erige, inicialmente, no horizonte da crítica filosófica em Karl Marx e, posteriormente, se aprofunda sob os auspícios do ideário crítico em Paulo Freire. Em face disso, a hipótese aqui proposta visa ao delineamento da pedagogia do(a) oprimido(a) como uma filosofia da práxis humanista e radical. O ideário freiriano constitui-se como uma práxis revolucionária latinoamericana, voltada para a conscientização da classe oprimida frente à alienação capitalista do trabalho e da cultura. Desenvolvida sob o signo da desumanização, a noção de alienação em Paulo Freire incorpora diversos aspectos da referida categoria marxiana, realizando, por conseguinte, um diálogo crítico de constante aproximação e distanciamento. O itinerário para a elucidação da questão proposta desdobra-se em quatro momentos distintos, os quais, considerados em conjunto, refletem o propósito desta pesquisa. No primeiro capítulo, o conceito marxiano de alienação proporcionará a necessária problematização preliminar. Em seguida, os esforços se concentrarão na investigação da conformação da pedagogia da(o) oprimida(o) como um ideário radical cuja inspiração, dentre outras fontes, reivindica a presença de diálogo crítico com a literatura marxiana. O segundo momento versará sobre a concepção freiriana da alienação, situada nos confins do problema entre humanização e desumanização. Por conseguinte, a abordagem do problema será sob uma perspectiva filosófica, desdobrada em duas dimensões dialógicas fundamentais, a saber, i) a antropologia filosófica e ii) a filosofia da história. No terceiro capítulo, tem lugar uma leitura filosófica das relações entre emancipação humana e a questão religiosa frente à questão da alienação humana. Em última análise, cabe examinar o conceito freiriano de conscientização e suas implicações correlatas. A metodologia utilizada será a da revisão bibliográfica. Com o intuito de promover uma ampliação heurística cuidadosa, as obras centrais selecionadas serão, respectivamente, os Manuscritos econômicofilosóficos de 1844, de Karl Marx e a Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire. Adicionalmente, outras obras dos referidos autores serão devidamente consideradas e integradas, conforme exigido pelas reflexões desenvolvidas durante a investigação. As considerações delineadas nesta tese situam-se na perspectiva de que a pedagogia do(a) oprimido(a) é uma filosofia da práxis latino-americana, orientada para a conscientização, isto é, para a promoção de ações e reflexões transformadoras que se apresentam como alternativas radicais e revolucionárias ao problema da alienação humana.
Abstract: This thesis aims to elucidate the issue of human alienation from a Latin American philosophical perspective. In this regard, the quaestio rationalis that guided this research initially arises within the horizon of philosophical critique in Karl Marx and is subsequently deepened under the auspices of critical thought in Paulo Freire. In the face of this question, the proposed hypothesis aims to outline the pedagogy of the oppressed as a philosophy of humanistic and radical praxis. The Freirean theory thus constitutes a Latin American revolutionary praxis, aimed at raising awareness among the oppressed class in the face of capitalist alienation of labor and culture. Developed under the aegis of dehumanization, the notion of alienation in Paulo Freire incorporates various aspects of the aforementioned Marxian category, thus engaging in a critical dialogue of constant approximation and distancing. The itinerary for elucidating the proposed issue unfolds in four distinct moments, which, considered together, reflect the purpose of this research. In the first chapter, a preliminary problematization will be undertaken based on Karl Marx's concept of alienation. Subsequently, efforts will focus on investigating the formation of the pedagogy of the oppressed as a radical theory, whose inspiration, among other sources, claims the presence of a critical dialogue with Marxist literature. The second moment will address Freire's conception of alienation, situated within the dilemma between humanization and dehumanization. Therefore, the problem approaches from a philosophical perspective that unfolds in two fundamental dialogical dimensions, namely: i) philosophical anthropology and ii) philosophy of history. In the third chapter, a philosophical examination of the relationship between human emancipation and the religious question in view of the dilemma of human alienation will be conducted. Ultimately, we will proceed to a fulfil examination of the Freirean concept of awareness and its related implications. The methodology used will be bibliographic review. In order to promote careful heuristic expansion, the central works selected will be, respectively, Karl Marx's Economic and Philosophical Manuscripts of 1844 and Paulo Freire's Pedagogy of the Oppressed. Additionally, reflections within this philosophical inquiry require properly consideration of these authors’ other works. The accounts outlined in this thesis situate in the perspective that the pedagogy of the oppressed is a Latin American philosophy of praxis, oriented towards awareness, that is, towards the promotion of transformative actions and reflections that present themselves as radical and revolutionary alternatives to the problem of human alienation.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Filosofia (ICH FIL)
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.