http://repositorio.unb.br/handle/10482/6031
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_DesnutriçãoDesenvolvimentoComportamental.pdf | 127,82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Desnutrição e desenvolvimento comportamental : questões metodológicas |
Other Titles: | Malnutrition and behavioral development : methodological issues |
Authors: | Costa Júnior, Áderson Luiz Zannon, Célia Maria Lana da Costa |
Assunto:: | Desnutrição Comportamento Desenvolvimento da criança Avaliação do desenvolvimento Tecnologia comportamental |
Issue Date: | 1997 |
Citation: | COSTA JÚNIOR, Áderson Luiz; ZANNON, Célia Maria Lana da Costa. Desnutrição e desenvolvimento comportamental: questões metodológicas. Estud. psicol. (Natal) [online], v.2, n.2, p.263-276, 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v2n2/a03v02n2.pdf>. Aceso em: 29 nov. 2010. doi: 10.1590/S1413-294X1997000200003. |
Abstract: | Este texto, de caráter introdutório, examina criticamente a relação entre desnutrição e desenvolvimento comportamental na infância, discutindo aspectos metodológicos envolvidos no estudo dessa relação. São apontadas implicações de resultados de estudos psicométricos e epidemiológicos em que se utilizam escalas cognitivas e avaliações estatísticas mais comuns. Ressalta-se a importância de tecnologia comportamental para a análise funcional do desenvolvimento de crianças desnutridas, e para o esclarecimento dos efeitos de intervenções ambientais que visam a promoção de condições favoráveis ao desenvolvimento comportamental. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT This introductory critical review addresses childhood malnutrition and its relation to child behavioral development. Methodological issues concerning the study of this relationship are presented. Implications of psychometric and epidemiological studies are pointed, focusing on results obtained with cognitive scales and the most common statistical measurement. The relevance of behavioral technology for functional analysis of the malnourished children development is emphasized. Its importance is also pointed for the elucidation of the effects of environmental intervention towards the establishment of favorable conditions for behavioral development. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X1997000200003 |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins |
This item is licensed under a Creative Commons License