Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/6031
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_DesnutriçãoDesenvolvimentoComportamental.pdf127,82 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Desnutrição e desenvolvimento comportamental : questões metodológicas
Autre(s) titre(s): Malnutrition and behavioral development : methodological issues
Auteur(s): Costa Júnior, Áderson Luiz
Zannon, Célia Maria Lana da Costa
Assunto:: Desnutrição
Comportamento
Desenvolvimento da criança
Avaliação do desenvolvimento
Tecnologia comportamental
Date de publication: 1997
Référence bibliographique: COSTA JÚNIOR, Áderson Luiz; ZANNON, Célia Maria Lana da Costa. Desnutrição e desenvolvimento comportamental: questões metodológicas. Estud. psicol. (Natal) [online], v.2, n.2, p.263-276, 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/epsic/v2n2/a03v02n2.pdf>. Aceso em: 29 nov. 2010. doi: 10.1590/S1413-294X1997000200003.
Résumé: Este texto, de caráter introdutório, examina criticamente a relação entre desnutrição e desenvolvimento comportamental na infância, discutindo aspectos metodológicos envolvidos no estudo dessa relação. São apontadas implicações de resultados de estudos psicométricos e epidemiológicos em que se utilizam escalas cognitivas e avaliações estatísticas mais comuns. Ressalta-se a importância de tecnologia comportamental para a análise funcional do desenvolvimento de crianças desnutridas, e para o esclarecimento dos efeitos de intervenções ambientais que visam a promoção de condições favoráveis ao desenvolvimento comportamental. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This introductory critical review addresses childhood malnutrition and its relation to child behavioral development. Methodological issues concerning the study of this relationship are presented. Implications of psychometric and epidemiological studies are pointed, focusing on results obtained with cognitive scales and the most common statistical measurement. The relevance of behavioral technology for functional analysis of the malnourished children development is emphasized. Its importance is also pointed for the elucidation of the effects of environmental intervention towards the establishment of favorable conditions for behavioral development.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X1997000200003
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/6031/statistics">



Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons Creative Commons