Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6092
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_TelematicaServicoAlfabetizacao.pdf149,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A telemática a serviço da alfabetização científica e tecnológica de professores de 1º e 2º graus dos países membros do Mercosul
Autor(es): Santos, Gilberto Lacerda
Assunto: Alfabetização científica e tecnológica
Internet
Educação continuada
Professores - formação
Data de publicação: 2002
Referência: SANTOS, Gilberto Lacerda. A telemática a serviço da alfabetização científica e tecnológica de professores de 1º e 2º graus dos países membros do Mercosul. Colabor@ (Curitiba), v. 1, n. 4, p. 35-44, 2002. Disponível em: <http://pead.ucpel.tche.br/revistas/index.php/colabora/article/view/31/29>. Acesso em: 03 dez. 2010.
Resumo: Uma das formas de se associar telemática e desenvolvimento está no oferecimento de cursos de formação continuada a distância para professores de todos os graus de ensino. Neste trabalho, apresentamos um projeto de pesquisa voltado para a criação de um curso dessa natureza, com o objetivo de incentivar e apoiar o processo de "alfabetização científica e tecnológica" de professores de ensino de 1º. e 2º graus dos países membros do Mercosul. Intrinsecamente relacionada com o desenvolvimento sustentável, a alfabetização científica e tecnológica consiste em um conceito emergente, delimitado em torno da formação para a cidadania através da compreensão do empreendimento científico, do avanço tecnológico e de suas implicações, positivas e negativas, na sociedade. Nesse sentido, a telemática é empregada, no contexto deste projeto de pesquisa, como um instrumento de apoio ao processo de desenvolvimento face à sociedade tecnológica que gradativamente toma forma. Além de explicitarmos as grandes linhas do projeto de pesquisa, faremos menção a dois trabalhos que, de certo modo, lhe servem de ponto de partida: O Sistema de Disseminação de Informações Tecnológicas Emergentes (SDITE) e a Rede Latino-Americana de Comunicação de Dados para o Ensino Tecnológico (RedeLET). _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article examines the role of a telematic network developed to contribute to the continuing education on science and technology of teachers from elementary and secondary brazilian schools.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons