Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/6093
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_AlfabetizacaoCientificaFormacao.pdf41,27 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Alfabetização científica e formação profissional
Auteur(s): Santos, Gilberto Lacerda
Assunto:: Ciência
Tecnologia
Profissionalização
Educação
Qualificação
Date de publication: 1997
Référence bibliographique: LACERDA, Gilberto Lacerda. Alfabetização científica e formação profissional. Educ. Soc. [online], v. 18, n. 60, p. 91-108, 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v18n60/v18n60a5.pdf>. Acesso em: 06 dez. 2010. doi: 10.1590/S0101-73301997000300006.
Résumé: Este artigo aborda a questão da "alfabetização científica" no contexto do ensino profissionalizante. Inicialmente, nós apresentamos algumas previsões quanto ao contorno da sociedade tecnológica emergente, colocando em evidência as repercussões sobre o mundo do trabalho. Em seguida, nós abordamos o conceito de alfabetização científica e o situamos no campo da formação para o trabalho, tendo em vista principalmente uma caracterização do saber do técnico de nível médio. Este saber, de natureza eminentemente funcional, encontra na dinâmica do processo de alfabetização científica uma via de valorização pessoal e social da formação profissional. Nós concluímos com uma reflexão geral sobre o tema tratado.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73301997000300006
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/6093/statistics">



Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons Creative Commons