Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6093
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AlfabetizacaoCientificaFormacao.pdf41,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Alfabetização científica e formação profissional
Autor(es): Santos, Gilberto Lacerda
Assunto: Ciência
Tecnologia
Profissionalização
Educação
Qualificação
Data de publicação: 1997
Referência: LACERDA, Gilberto Lacerda. Alfabetização científica e formação profissional. Educ. Soc. [online], v. 18, n. 60, p. 91-108, 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v18n60/v18n60a5.pdf>. Acesso em: 06 dez. 2010. doi: 10.1590/S0101-73301997000300006.
Resumo: Este artigo aborda a questão da "alfabetização científica" no contexto do ensino profissionalizante. Inicialmente, nós apresentamos algumas previsões quanto ao contorno da sociedade tecnológica emergente, colocando em evidência as repercussões sobre o mundo do trabalho. Em seguida, nós abordamos o conceito de alfabetização científica e o situamos no campo da formação para o trabalho, tendo em vista principalmente uma caracterização do saber do técnico de nível médio. Este saber, de natureza eminentemente funcional, encontra na dinâmica do processo de alfabetização científica uma via de valorização pessoal e social da formação profissional. Nós concluímos com uma reflexão geral sobre o tema tratado.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S0101-73301997000300006
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons