http://repositorio.unb.br/handle/10482/6354
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2006_Joana Vasconcellos Prudente.pdf | 7,75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | O búfalo e o olhar avesso da imagem : Clarice Lispector e Pablo Picasso |
Authors: | Prudente, Joana Vasconcellos |
Orientador(es):: | Freitas, Grace de |
Assunto:: | Lispector, Clarice, 1925-1977 Picasso, Pablo, 1881-1973 |
Issue Date: | 4-Jan-2011 |
Data de defesa:: | Feb-2006 |
Citation: | PRUDENTE, Joana Vasconcellos. O búfalo e o olhar avesso da imagem: Clarice Lispector e Pablo Picasso. 2006. 135 f. Dissertação (Mestrado em Artes)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006. |
Abstract: | A dissertação aborda a questão do olhar a partir do entrecruzamento do conto "O Búfalo", de Clarice Lispector, e algumas obras de Pablo Picasso e de Man Ray. O conto - defrontado às obras e analisado a luz de conceitos psicanalíticos de pulsão escópica (Freud e Lacan) e da teoria e crítica da arte - guia o trabalho, que é elaborado à maneira de uma rede de comentários. Neste texto, Lispector traça uma parábola da desmontagem do olhar estruturado perspectivamente e da ultrapassagem da questão da forma em oposição seja ao conteúdo, seja à matéria - que é paralela à desestruturação promovida pela arte moderna, aqui representada por Picasso e Man Ray. As obras destes se relacionam ao texto de duas maneiras: por analogia entre algumas de suas representações de touros e minotauros e o búfalo que dá nome ao conto; e por sua pertinência à discussão sobre o informe. Resulta desta amarração uma apreensão o olhar clivado pelo desejo e não mais unilateral: um olhar que, ao destacar-se daquele que vê, olha-o. A arte, tanto imagética, quanto textual, aparece como estratégia sobretudo de cegamento, que esconde ao invés de mostrar, revelando o que constitui o visível. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2006. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.