Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/7448
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_JaquelineFernandes.pdf19,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Leila Chalub-
dc.contributor.authorFernandes, Jaqueline-
dc.date.accessioned2011-04-19T22:53:27Z-
dc.date.available2011-04-19T22:53:27Z-
dc.date.issued2011-04-19-
dc.date.submitted2010-07-05-
dc.identifier.citationFERNANDES, Jaqueline. Entre juventude e educação ambiental: relações e reciprocidades na caminhada dos jovens do Projeto Sombra da Mata. 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/7448-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2010.en
dc.description.abstractA presente dissertação tem o objetivo de acompanhar e analisar as relações entre juventude e educação ambiental, com foco nas transformações e contribuições recíprocas, tendo como referencial o processo de inserção e capacitação do grupo de jovens do Projeto Sombra da Mata, localizado na Ponte Alta do Gama, Distrito Federal. A metodologia para a concretização desta pesquisa foi constituída a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa pautada pelos princípios da pesquisa-ação. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: diário de campo, história de vida, entrevista narrativa e fotografia. A análise das realidades apresentadas no campo de estudo permitiu observar e compreender algumas das relações estabelecidas entre juventude e educação ambiental, dentro de uma perspectiva de reciprocidade, sendo ambos interpretados como protagonistas de uma relação de trocas e complementaridades. Essa compreensão nos leva a perceber que tanto a educação ambiental tem sido responsável por proporcionar espaços, vivências e a possibilidades de novos caminhos para os jovens, como os jovens têm contribuído nos processos de constituição e reordenamento das propostas que pautam os pressupostos e práticas da educação ambiental.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleEntre juventude e educação ambiental : relações e reciprocidades na caminhada dos jovens do Projeto Sombra da Mataen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEducação ambientalen
dc.subject.keywordJovensen
dc.subject.keywordPesquisa-açãoen
dc.description.abstract1The objective of this dissertation is to accompany and analyze the relationship between youth and environmental education, with a focus on reciprocal contributions and transformations as made by the participation and empowerment of the youth group “Project Sombra da Mata,”located in Ponte Alta do Gama, in the Federal District. The methodology utilized in this research was derived from the assumptions delineated in the qualitative research guided by the principles in the initial social action research plan. The primary methods of data collection were: field notes, life history, narrative interview, and photography. Through participant observation, the researcher was able to analyze and understand the established relationships between youth and environmental education, within a framework of reciprocal exchanges and complimentarity. This understanding allows us to perceive that environmental education has been responsible for new forged paths for youth, as much as youth have contributed to processes of formation and reorganization of proposals that have guided and driven assumptions and practices of environmental education.en
dc.description.unidadeCentro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.