Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/7448
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_JaquelineFernandes.pdf19,55 MBAdobe PDFView/Open
Title: Entre juventude e educação ambiental : relações e reciprocidades na caminhada dos jovens do Projeto Sombra da Mata
Authors: Fernandes, Jaqueline
Orientador(es):: Martins, Leila Chalub
Assunto:: Educação ambiental
Jovens
Pesquisa-ação
Issue Date: 19-Apr-2011
Citation: FERNANDES, Jaqueline. Entre juventude e educação ambiental: relações e reciprocidades na caminhada dos jovens do Projeto Sombra da Mata. 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Abstract: A presente dissertação tem o objetivo de acompanhar e analisar as relações entre juventude e educação ambiental, com foco nas transformações e contribuições recíprocas, tendo como referencial o processo de inserção e capacitação do grupo de jovens do Projeto Sombra da Mata, localizado na Ponte Alta do Gama, Distrito Federal. A metodologia para a concretização desta pesquisa foi constituída a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa pautada pelos princípios da pesquisa-ação. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: diário de campo, história de vida, entrevista narrativa e fotografia. A análise das realidades apresentadas no campo de estudo permitiu observar e compreender algumas das relações estabelecidas entre juventude e educação ambiental, dentro de uma perspectiva de reciprocidade, sendo ambos interpretados como protagonistas de uma relação de trocas e complementaridades. Essa compreensão nos leva a perceber que tanto a educação ambiental tem sido responsável por proporcionar espaços, vivências e a possibilidades de novos caminhos para os jovens, como os jovens têm contribuído nos processos de constituição e reordenamento das propostas que pautam os pressupostos e práticas da educação ambiental.
Abstract: The objective of this dissertation is to accompany and analyze the relationship between youth and environmental education, with a focus on reciprocal contributions and transformations as made by the participation and empowerment of the youth group “Project Sombra da Mata,”located in Ponte Alta do Gama, in the Federal District. The methodology utilized in this research was derived from the assumptions delineated in the qualitative research guided by the principles in the initial social action research plan. The primary methods of data collection were: field notes, life history, narrative interview, and photography. Through participant observation, the researcher was able to analyze and understand the established relationships between youth and environmental education, within a framework of reciprocal exchanges and complimentarity. This understanding allows us to perceive that environmental education has been responsible for new forged paths for youth, as much as youth have contributed to processes of formation and reorganization of proposals that have guided and driven assumptions and practices of environmental education.
metadata.dc.description.unidade: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2010.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/7448/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.