Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/7448
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2010_JaquelineFernandes.pdf19,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Entre juventude e educação ambiental : relações e reciprocidades na caminhada dos jovens do Projeto Sombra da Mata
Autor : Fernandes, Jaqueline
Orientador(es):: Martins, Leila Chalub
Assunto:: Educação ambiental
Jovens
Pesquisa-ação
Fecha de publicación : 19-abr-2011
Citación : FERNANDES, Jaqueline. Entre juventude e educação ambiental: relações e reciprocidades na caminhada dos jovens do Projeto Sombra da Mata. 2010. 142 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
Resumen : A presente dissertação tem o objetivo de acompanhar e analisar as relações entre juventude e educação ambiental, com foco nas transformações e contribuições recíprocas, tendo como referencial o processo de inserção e capacitação do grupo de jovens do Projeto Sombra da Mata, localizado na Ponte Alta do Gama, Distrito Federal. A metodologia para a concretização desta pesquisa foi constituída a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa pautada pelos princípios da pesquisa-ação. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: diário de campo, história de vida, entrevista narrativa e fotografia. A análise das realidades apresentadas no campo de estudo permitiu observar e compreender algumas das relações estabelecidas entre juventude e educação ambiental, dentro de uma perspectiva de reciprocidade, sendo ambos interpretados como protagonistas de uma relação de trocas e complementaridades. Essa compreensão nos leva a perceber que tanto a educação ambiental tem sido responsável por proporcionar espaços, vivências e a possibilidades de novos caminhos para os jovens, como os jovens têm contribuído nos processos de constituição e reordenamento das propostas que pautam os pressupostos e práticas da educação ambiental.
Abstract: The objective of this dissertation is to accompany and analyze the relationship between youth and environmental education, with a focus on reciprocal contributions and transformations as made by the participation and empowerment of the youth group “Project Sombra da Mata,”located in Ponte Alta do Gama, in the Federal District. The methodology utilized in this research was derived from the assumptions delineated in the qualitative research guided by the principles in the initial social action research plan. The primary methods of data collection were: field notes, life history, narrative interview, and photography. Through participant observation, the researcher was able to analyze and understand the established relationships between youth and environmental education, within a framework of reciprocal exchanges and complimentarity. This understanding allows us to perceive that environmental education has been responsible for new forged paths for youth, as much as youth have contributed to processes of formation and reorganization of proposals that have guided and driven assumptions and practices of environmental education.
metadata.dc.description.unidade: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2010.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/7448/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.