Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/886
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_ BuscaInformacaoParteEntidades.pdf143,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : A busca da informação por parte de entidades representativas
Autor : Baptista, Dulce Maria
Assunto:: Formação de opinião
Fontes de informação
Entidades representativas
Gerência da informação
Opinion making
Information sources
Representative institutions
Information management
Fecha de publicación : 2001
Citación : BAPTISTA, Dulce Maria. A busca da informação por parte de entidades representativas. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 2, p. 16-19, 2001.
Resumen : Pesquisa destinada a investigar as necessidades de informação, bem como formas e mecanismos de sua obtenção por parte de entidades representativas brasileiras em sua qualidade de formadoras de opinião. A amostra estudada compôs-se de nove entidades voltadas à representação das seguintes categorias e setores da sociedade: indústria, setor bancário, educação, trabalhadores, mulheres, cultura negra e consumidores. Para a coleta de dados foi utilizada a triangulação de técnicas, com realização de entrevistas informais, aplicação de questionário e análise documental. Os resultados revelam que as fontes impressas têm, para as entidades, a mesma importância que a Internet; a comunicação informal não constitui o principal recurso informacional; existem convergências tanto em termos de necessidades de informação, como em termos do comportamento adotado pelas entidades ao buscarem a informação de seu interesse. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Investigation of information needs as well as of forms and mechanisms for its procurement by representative institutions in their role of opinion makers. A sample of nine institutions was selected for the study, being it related to the following sectors: industry, education, unions, labor, banking, women, black culture and consumers. Triangulation was used as a means for collecting data, with complementary use of informal interviews, questionnaire and document analysis. The results show that to the studied entities, paper sources and Internet are equally important; informal communication does not constitute the main informational resource; there is convergence, both regarding information needs and behavior in searching the information that is of interest to the entities.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/886/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.