Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/886
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_ BuscaInformacaoParteEntidades.pdf143,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A busca da informação por parte de entidades representativas
Autor(es): Baptista, Dulce Maria
Assunto: Formação de opinião
Fontes de informação
Entidades representativas
Gerência da informação
Opinion making
Information sources
Representative institutions
Information management
Data de publicação: 2001
Referência: BAPTISTA, Dulce Maria. A busca da informação por parte de entidades representativas. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 2, p. 16-19, 2001.
Resumo: Pesquisa destinada a investigar as necessidades de informação, bem como formas e mecanismos de sua obtenção por parte de entidades representativas brasileiras em sua qualidade de formadoras de opinião. A amostra estudada compôs-se de nove entidades voltadas à representação das seguintes categorias e setores da sociedade: indústria, setor bancário, educação, trabalhadores, mulheres, cultura negra e consumidores. Para a coleta de dados foi utilizada a triangulação de técnicas, com realização de entrevistas informais, aplicação de questionário e análise documental. Os resultados revelam que as fontes impressas têm, para as entidades, a mesma importância que a Internet; a comunicação informal não constitui o principal recurso informacional; existem convergências tanto em termos de necessidades de informação, como em termos do comportamento adotado pelas entidades ao buscarem a informação de seu interesse. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Investigation of information needs as well as of forms and mechanisms for its procurement by representative institutions in their role of opinion makers. A sample of nine institutions was selected for the study, being it related to the following sectors: industry, education, unions, labor, banking, women, black culture and consumers. Triangulation was used as a means for collecting data, with complementary use of informal interviews, questionnaire and document analysis. The results show that to the studied entities, paper sources and Internet are equally important; informal communication does not constitute the main informational resource; there is convergence, both regarding information needs and behavior in searching the information that is of interest to the entities.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.