Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ishihara, João Yoshiyuki | - |
dc.contributor.author | Baptista, Roberto de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2012-05-01T13:28:19Z | - |
dc.date.available | 2012-05-01T13:28:19Z | - |
dc.date.issued | 2012-05-01 | - |
dc.date.submitted | 2011-12-20 | - |
dc.identifier.citation | BAPTISTA, Roberto de Souza. Identificação de sistemas híbridos e controle H∞ para o desenvolvimento de vant autônomo. 2011. xi, 106 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/10356 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Elétrica, 2011. | en |
dc.description.abstract | Esta dissertação foca em diversos aspectos inerentes ao desenvolvimento de uma plata-
forma VANT de asa fixa autônoma. Primeiramente é apresentado um modelo analítico de um mini-VANT através do equacionamento por meio das Leis da Física. O resultado é um modelo completo não linear que representa a dinâmica do sistema e os acoplamentos entre as variáveis de interesse. Esse equacionamento é utilizado na implementação computacional de um simulador para o comportamento dinâmico do sistema. Levando em consideração a
complexidade e incertezas associadas ao sistema, um controlador H∞ não linear é desenvolvido para o controle de atitude da aeronave. Ainda neste contexto, um novo algoritmo de identificação de sistemas híbridos é proposto com o objetivo de representar um sistema complexo e não linear a partir de uma série de modelos lineares simples. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | This dissertation addresses several aspects related to the development of an autonomous
fixed wing UAV platform. As a start point, a first principles model is presented for a mini-UAV. The result is a complete model that represents the nonlinear dynamics of the system and the coupling between the variables of interest. This equation is used for the computational implementation of a flight simulator for the dynamic behavior of the system. Considering the complexity and uncertainties associated with the system, an H∞ controller is developed for nonlinear attitude control of the aircraft. Also in this context, a new algorithm for identi-
fication of hybrid systems is proposed in order to represent a complex and nonlinear system from a series of simple linear models. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Identificação de sistemas híbridos e controle H∞ para o desenvolvimento de vant autônomo | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Veículos aéreos não tripulados (VANTs) | en |
dc.subject.keyword | Robótica aérea | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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