http://repositorio.unb.br/handle/10482/10356
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_RobertoSouzaBaptista.pdf | 4,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Identificação de sistemas híbridos e controle H∞ para o desenvolvimento de vant autônomo |
Autor(es): | Baptista, Roberto de Souza |
Orientador(es): | Ishihara, João Yoshiyuki |
Assunto: | Veículos aéreos não tripulados (VANTs) Robótica aérea |
Data de publicação: | 1-Mai-2012 |
Data de defesa: | 20-Dez-2011 |
Referência: | BAPTISTA, Roberto de Souza. Identificação de sistemas híbridos e controle H∞ para o desenvolvimento de vant autônomo. 2011. xi, 106 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Esta dissertação foca em diversos aspectos inerentes ao desenvolvimento de uma plata-
forma VANT de asa fixa autônoma. Primeiramente é apresentado um modelo analítico de um mini-VANT através do equacionamento por meio das Leis da Física. O resultado é um modelo completo não linear que representa a dinâmica do sistema e os acoplamentos entre as variáveis de interesse. Esse equacionamento é utilizado na implementação computacional de um simulador para o comportamento dinâmico do sistema. Levando em consideração a
complexidade e incertezas associadas ao sistema, um controlador H∞ não linear é desenvolvido para o controle de atitude da aeronave. Ainda neste contexto, um novo algoritmo de identificação de sistemas híbridos é proposto com o objetivo de representar um sistema complexo e não linear a partir de uma série de modelos lineares simples. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT This dissertation addresses several aspects related to the development of an autonomous fixed wing UAV platform. As a start point, a first principles model is presented for a mini-UAV. The result is a complete model that represents the nonlinear dynamics of the system and the coupling between the variables of interest. This equation is used for the computational implementation of a flight simulator for the dynamic behavior of the system. Considering the complexity and uncertainties associated with the system, an H∞ controller is developed for nonlinear attitude control of the aircraft. Also in this context, a new algorithm for identi- fication of hybrid systems is proposed in order to represent a complex and nonlinear system from a series of simple linear models. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Elétrica (FT ENE) |
Informações adicionais: | Dissertação (Mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Elétrica, 2011. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.