Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/12998
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_PromocaoInformacaoTecnologias.pdf179,83 kBAdobe PDFView/Open
Title: Promoção da informação sobre tecnologias e produtos orgânicos na Embrapa Hortaliças
Other Titles: Information promotion about technologies and organic products in Embrapa Vegetables
Authors: Feitosa, Paula Andréa Cochrane
Amaral, Sueli Angélica do
Assunto:: Informação agrícola
Divulgação da informação
Comunicação integrada de marketing
Marketing da informação
Agricultura orgânica
Embrapa hortaliças - Distrito Federal
Issue Date: Sep-2009
Publisher: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
Citation: FEITOSA, Paula Andréa Cochrane; AMARAL, Sueli Angélica do. Promoção da informação sobre tecnologias e produtos orgânicos na Embrapa Hortaliças. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 38, n. 3, p.48-63, set./dez., 2009. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/1664. Acesso em: 26 abr. 2013.
Abstract: Pesquisa descritiva, de caráter exploratório, com o objetivo de verificar como a informação sobre tecnologias e produtos orgânicos, divulgada pela Embrapa Hortaliças, é utilizada pelos produtores orgânicos de hortaliças do Distrito Federal. O estudo teve como universo os empregados da Embrapa Hortaliças envolvidos com o processo de divulgação dessa informação e os produtores orgânicos de hortaliças certifi cados do Distrito Federal. A coleta de dados foi realizada por meio da análise de documentos da empresa e do levantamento por entrevistas semiestruturadas realizadas com dois pesquisadores atuantes no Projeto Implantação do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Agricultura do Distrito Federal (CDTORG), nove funcionários da Área de Comunicação e Negócios (ACN) da Embrapa Hortaliças e com 18 produtores orgânicos de hortaliças certificados do Distrito Federal. As entrevistas foram transcritas e analisadas de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Foi observado que o processo de divulgação da informação sobre tecnologias e produtos orgânicos realizado pela empresa não possui foco no público receptor dessa informação, uma vez que não eram realizados estudos para identifi car suas necessidades e preferências. Verifi cou-se que os produtores orgânicos de hortaliças eram indivíduos experientes, bem informados e que estavam cientes de muitos problemas do processo de divulgação estudado. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Research with exploratory and descriptive character, with the purpose of verifying how information about technology and organic products, by Embrapa Vegetables, is used by certified producers of organic vegetables of Distrito Federal (DF). The case study included the employees of Embrapa Vegetables involved in the process of promoting this information and certifi ed producers of organic vegetables in DF. Data collection was performed by documental analysis and semi-structured interviews with two researchers working on Project CDTORG, nine employees of the Communication and Business Area of Embrapa Vegetables and eighteen certificated producers of organic vegetables in DF. The interviews were transcribed and explored by content analysis. The process of dissemination of information on technologies and organic products is not focused on the ones receiving this information, because the studies were not carried out for identifying their needs and preferences. The producers of organic vegetables are experienced and well informed individuals who are aware of many problems in the process of disseminating this study.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Licença:: Revista Ciência da Informação - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://revista.ibict.br/ciinf/. Acesso em: 26 abr. 2013.
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/12998/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.