Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/16011
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ContatoDiretoArte.pdf96,67 kBAdobe PDFView/Open
Title: Do contato direto com a arte, a cultura e a natureza
Other Titles: On the direct contact with art, culture and nature
Authors: Barroso, Ana Beatriz de Paiva Costa
Assunto:: Educação artística - estética
Diversidade cultural
Arte - aspectos sociológicos
Issue Date: 2012
Publisher: Programa de Pós-Graduação em Educação - Univali
Citation: BARROSO, Ana Beatriz. Do contato direto com a arte, a cultura e a natureza. Contrapontos, Itajaí, v. 12, n. 3, p. 327-334, set./ dez. 2012. Disponível em: <http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/3938/2383>. Acesso em: 23 jul. 2014.
Abstract: Neste artigo apresento um processo de educação estética pautado no convívio diário com a arte, com a cultura e com a natureza. A arte é vista como uma pluralidade de manifestações ligadas a culturas próximas e distantes das pessoas que a experimentam. O reconhecimento dessa diversidade poética é um traço marcante e raro de educação estética na atualidade. A vivência dessa diversidade é o que nos permite adentrar no desconhecido, do outro e de nós mesmos. Abre-se, assim, a possibilidade para que a educação estética seja vista e percebida em sua potência eticamente transformadora. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article presents a process of aesthetic education based on daily contact with art, culture and nature. Art is seen as a plurality of manifestations linked to near and distant cultures of the peoples who experience them. The recognition of this poetical diversity is a striking and rare feature of aesthetic education today. The experience of this diversity is what allows us to step into the unknown of the otherness and of ourselves. Therefore, the possibility for aesthetic education is seen and perceived in its ethical transformative potential.
Licença:: Revista Contrapontos - Autorização concedida ao Repositório da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo editor, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/16011/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.