Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/25672
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
1983-2117-epec-2-02-00110.pdf913,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira
Autor(es): Santos, Wildson Luiz Pereira dos
Mortimer, Eduardo Fleury
Data de publicação: 2000
Editora: Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais
Referência: Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte),v.2,n.2,p.110-132,2000
Resumo: Resumo: Desde a década de sessenta, currículos de ensino de ciências com ênfase em CTS - ciência, tecnologia e sociedade - vêm sendo desenvolvidos no mundo inteiro. Tais currículos apresentam como objetivo central preparar os alunos para o exercício da cidadania e caracterizam-se por uma abordagem dos conteúdos científicos no seu contexto social. No presente artigo, discutimos criticamente os pressupostos desses currículos, de modo a fornecer subsídios para a elaboração de novos modelos curriculares na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias os quais possam contemplar a finalidade da educação básica em preparar o aluno para o exercício consciente da cidadania.
Abstract: Since the 60s, science curricula with emphasis in STS - Science, Technology and Society - have been developed all around the world. These curricula aim, mainly, at preparing students to the exercise of the citizenship and are characterized by approaching science content in the social context. In this article we discuss critically the presupposition of such curricula as to provide support for the elaboration of new curricular models in the area of Natural Science and its Technologies which can contribute to the aim of Primary and Secondary Education of preparing the students to the conscious exercise of citizenship.
Unidade Acadêmica: Em processamento
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172000020202
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.