http://repositorio.unb.br/handle/10482/25672
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
1983-2117-epec-2-02-00110.pdf | 913,6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira |
Authors: | Santos, Wildson Luiz Pereira dos Mortimer, Eduardo Fleury |
Issue Date: | 2000 |
Publisher: | Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais |
Citation: | Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte),v.2,n.2,p.110-132,2000 |
Abstract: | Resumo: Desde a década de sessenta, currículos de ensino de ciências com ênfase em CTS - ciência, tecnologia e sociedade - vêm sendo desenvolvidos no mundo inteiro. Tais currículos apresentam como objetivo central preparar os alunos para o exercício da cidadania e caracterizam-se por uma abordagem dos conteúdos científicos no seu contexto social. No presente artigo, discutimos criticamente os pressupostos desses currículos, de modo a fornecer subsídios para a elaboração de novos modelos curriculares na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias os quais possam contemplar a finalidade da educação básica em preparar o aluno para o exercício consciente da cidadania. Abstract: Since the 60s, science curricula with emphasis in STS - Science, Technology and Society - have been developed all around the world. These curricula aim, mainly, at preparing students to the exercise of the citizenship and are characterized by approaching science content in the social context. In this article we discuss critically the presupposition of such curricula as to provide support for the elaboration of new curricular models in the area of Natural Science and its Technologies which can contribute to the aim of Primary and Secondary Education of preparing the students to the conscious exercise of citizenship. |
metadata.dc.description.unidade: | Em processamento |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172000020202 |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.