http://repositorio.unb.br/handle/10482/37049
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_MultiletramentosEducacaoCampo.pdf | 726,96 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Os multiletramentos na educação do/no campo: uma leitura interdisciplinar do trabalho docente |
Autre(s) titre(s): | Multiletraments in education of the field: an interdisciplinary reading of teaching work |
Auteur(s): | Silva, Marta Divina Pereira da Sousa, Rosineide Magalhães de |
Assunto:: | Sociolinguística Análise do discurso Letramento |
Date de publication: | avr-2019 |
Editeur: | Programas de Pós-Graduação do Departamento de Letras e Artes da UEFS |
Référence bibliographique: | SILVA, Marta Divina Pereira da; SOUSA, Rosineide Magalhães de. Os multiletramentos na educação do/no campo: uma leitura interdisciplinar do trabalho docente. Feira de Santana, v. 20, n. 1, p. 216-227, jan./abr. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.13102/cl.v20i1.4749. Disponível em: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4749. Acesso em: 05 mar. 2020. . |
Résumé: | Este trabalho tem como objetivo observar como professoras de língua m aterna articulam o ensino ao caráter interdisciplinar. Utilizou se como instrumento de pesquisa o questionário investigativo para coleta de dados e compreensão, no discurso das professoras, se as práticas em sala de aula estavam relacionadas aos aspectos sociolinguísticos. O aporte teórico para triangulação de dados f oi a Análise do Discurso Crítica o Letramento e a Sociolinguística. Desta forma, compreendeu se o quão é necessária a pesquisa de campo para o reconhecimento da rea lidade no espaço escolar e como os docentes veem a prática e os resultados obtidos no ensino da língua materna. |
Abstract: | This paper has as objective to observe how teachers of mother language articulate education and interdisciplinary. We used as a tool to search the investigative questionnaire for data collection and understanding, in the discourse of teachers, wether the practices in the classroom were related to sociolinguistic aspects. The theoretical contribution to data triangulation was Critical Discourse Analysis, Literacy and Sociolinguistics. It was understood how much field research is necessary for the recognition of reality in the school space and how teachers see the practice and results obtained in the teaching of mother language. |
Licença:: | (CC BY NC SA) - A Revista A Cor das Letras está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.13102/cl.v20i1.4749 |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.