Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/37049
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_MultiletramentosEducacaoCampo.pdf726,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Os multiletramentos na educação do/no campo: uma leitura interdisciplinar do trabalho docente
Outros títulos: Multiletraments in education of the field: an interdisciplinary reading of teaching work
Autor(es): Silva, Marta Divina Pereira da
Sousa, Rosineide Magalhães de
Assunto: Sociolinguística
Análise do discurso
Letramento
Data de publicação: Abr-2019
Editora: Programas de Pós-Graduação do Departamento de Letras e Artes da UEFS
Referência: SILVA, Marta Divina Pereira da; SOUSA, Rosineide Magalhães de. Os multiletramentos na educação do/no campo: uma leitura interdisciplinar do trabalho docente. Feira de Santana, v. 20, n. 1, p. 216-227, jan./abr. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.13102/cl.v20i1.4749. Disponível em: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4749. Acesso em: 05 mar. 2020. .
Resumo: Este trabalho tem como objetivo observar como professoras de língua m aterna articulam o ensino ao caráter interdisciplinar. Utilizou se como instrumento de pesquisa o questionário investigativo para coleta de dados e compreensão, no discurso das professoras, se as práticas em sala de aula estavam relacionadas aos aspectos sociolinguísticos. O aporte teórico para triangulação de dados f oi a Análise do Discurso Crítica o Letramento e a Sociolinguística. Desta forma, compreendeu se o quão é necessária a pesquisa de campo para o reconhecimento da rea lidade no espaço escolar e como os docentes veem a prática e os resultados obtidos no ensino da língua materna.
Abstract: This paper has as objective to observe how teachers of mother language articulate education and interdisciplinary. We used as a tool to search the investigative questionnaire for data collection and understanding, in the discourse of teachers, wether the practices in the classroom were related to sociolinguistic aspects. The theoretical contribution to data triangulation was Critical Discourse Analysis, Literacy and Sociolinguistics. It was understood how much field research is necessary for the recognition of reality in the school space and how teachers see the practice and results obtained in the teaching of mother language.
Licença: (CC BY NC SA) - A Revista A Cor das Letras está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
DOI: http://dx.doi.org/10.13102/cl.v20i1.4749
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.