Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/46009
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2022_PabloDilsondeAlmeidaMagalhães.pdf2,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Voz e movimento : uma análise da práxis de Zygmunt Molik
Autor : Magalhães, Pablo Dílson de Almeida
Orientador(es):: Lignelli, César
Assunto:: Trabalho vocal
Molik, Zygmunt, 1930-2010 - crítica e interpretação
Grotowski, Jerzy, 1933-1999
Voz
Movimento
Fecha de publicación : 3-jul-2023
Citación : MAGALHÃES, Pablo Dílson de Almeida. Voz e movimento: uma análise da práxis de Zygmunt Molik. 2022. 225 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumen : Esta dissertação tem por objetivo principal analisar as técnicas de trabalho vocal desenvolvido por Zygmunt Molik durante e após sua trajetória ao lado de Jerzy Grotowski no Teatro Laboratório. Aborda temas como “Os Ressonadores”, “O Alfabeto do Corpo” e um enfoque particular na condução de Molik em seu workshop solo “Voz e Corpo”. No que tange aos recursos metodológicos, a pesquisa conta com informações adquiridas a partir de uma entrevista com Giuliano Campo; descrições e análises dos registros audiovisuais Acting Therapy (1976), Dyrygent (2006) e Alfabeto do Corpo (2009); registros pessoais do autor acerca de um workshop realizado no Instituto Grotowski em 2019; e análises dos registros bibliográficos que tratam destas técnicas, abarcando autores da linha grotowskiana. A pesquisa aposta nestes múltiplos acessos buscando fornecer ao leitor uma perspectiva dialógica acerca do tema tratado.
Abstract: The main objective of this dissertation is to analyze the vocal work techniques developed by Zygmunt Molik during and after his career with Jerzy Grotowski at Teatr-Laboratorium. It addresses topics such as “The Resonators”, “The Body Alphabet” and a particular focus on Molik's conduction in his solo workshop “Voice and Body”. With regard to methodological resources, the research relies on information acquired from an interview with Giuliano Campo; descriptions and analyzes of the audiovisual recordings Acting Therapy (1976), Dyrygent (2006) and The Body Alphabet (2009); author's personal records about a workshop held at the Grotowski Institute in 2019; and analysis of bibliographic records dealing with these techniques, including authors of the Grotowskian line. The research bets on these multiple accesses, seeking to provide the reader with a dialogic perspective on the topic addressed.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/46009/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.