http://repositorio.unb.br/handle/10482/46009
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2022_PabloDilsondeAlmeidaMagalhães.pdf | 2,42 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Voz e movimento : uma análise da práxis de Zygmunt Molik |
Auteur(s): | Magalhães, Pablo Dílson de Almeida |
Orientador(es):: | Lignelli, César |
Assunto:: | Trabalho vocal Molik, Zygmunt, 1930-2010 - crítica e interpretação Grotowski, Jerzy, 1933-1999 Voz Movimento |
Date de publication: | 3-jui-2023 |
Data de defesa:: | 14-oct-2022 |
Référence bibliographique: | MAGALHÃES, Pablo Dílson de Almeida. Voz e movimento: uma análise da práxis de Zygmunt Molik. 2022. 225 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Résumé: | Esta dissertação tem por objetivo principal analisar as técnicas de trabalho vocal desenvolvido por Zygmunt Molik durante e após sua trajetória ao lado de Jerzy Grotowski no Teatro Laboratório. Aborda temas como “Os Ressonadores”, “O Alfabeto do Corpo” e um enfoque particular na condução de Molik em seu workshop solo “Voz e Corpo”. No que tange aos recursos metodológicos, a pesquisa conta com informações adquiridas a partir de uma entrevista com Giuliano Campo; descrições e análises dos registros audiovisuais Acting Therapy (1976), Dyrygent (2006) e Alfabeto do Corpo (2009); registros pessoais do autor acerca de um workshop realizado no Instituto Grotowski em 2019; e análises dos registros bibliográficos que tratam destas técnicas, abarcando autores da linha grotowskiana. A pesquisa aposta nestes múltiplos acessos buscando fornecer ao leitor uma perspectiva dialógica acerca do tema tratado. |
Abstract: | The main objective of this dissertation is to analyze the vocal work techniques developed by Zygmunt Molik during and after his career with Jerzy Grotowski at Teatr-Laboratorium. It addresses topics such as “The Resonators”, “The Body Alphabet” and a particular focus on Molik's conduction in his solo workshop “Voice and Body”. With regard to methodological resources, the research relies on information acquired from an interview with Giuliano Campo; descriptions and analyzes of the audiovisual recordings Acting Therapy (1976), Dyrygent (2006) and The Body Alphabet (2009); author's personal records about a workshop held at the Grotowski Institute in 2019; and analysis of bibliographic records dealing with these techniques, including authors of the Grotowskian line. The research bets on these multiple accesses, seeking to provide the reader with a dialogic perspective on the topic addressed. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) |
Description: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2022. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.